Caso de recém-nascida abandonada em maternidade é analisado pela Justiça alagoana
A Justiça de Alagoas analisou, nesta terça-feira (12), o caso de uma criança de 5 meses abandonada pela mãe em uma maternidade de Maceió. A audiência realizada no Lar de Amparo a Crianças para Adoção (LACA).
A juíza Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara Cível (Infância e da Juventude), relatou que, agora, o próximo passo é remeter o caso ao Ministério Público de Alagoas (MPAL), para que este proponha a ação de destituição do poder familiar da mãe, e a menina seja colocada no Sistema Nacional de Adoção.
A menina de 5 meses foi deixada pela mãe na Maternidade Santa Mônica logo após o nascimento. A maternidade acionou o Conselho Tutelar, que encaminhou a criança ao LACA. A genitora já foi encontrada em situação de rua, responde processo criminal por tráfico de drogas e está em liberdade provisória, mas não foi localizada neste momento.
A tia da menina recusou a guarda, visto que já é responsável por duas irmãs dessa sobrinha e não possui condições financeiras para cuidar de mais uma criança.
A juíza reiterou que a entrega legal é um direito da mãe para proteger seu filho, pois muitas vezes a genitora age por impulso no momento de desespero e pode colocar seu filho em risco.
“Para proteger a criança, o ECA prevê a entrega legal. Qualquer pessoa, e sobretudo os profissionais da saúde, que tiverem conhecimento de que uma mãe pretende entregar seu filho para a adoção, mesmo ainda estando grávida, deve ser encaminhá-la à 28ª Vara”, ressaltou a juíza Fátima Pirauá.
O processo foi pautado durante a sequência das audiências concentradas realizadas pela 28ª Vara nos abrigos de acolhimento institucional de Maceió.
As audiências prosseguem durante o mês de abril, sempre no período da manhã. A programação prevê duas visitas a Casa Lar nos dias 20 e 26. A Casa Luzinete Soares receberá a segunda visita no dia 25. Finalizando o mês, o Lar Batista Marcolina Magalhães terá as audiências nos dias 27 e 28.
Últimas Notícias
Prefeito cancela Carnaval em Coité do Noia após tragédia
Incêndio atinge área de pastagem na zona rural de Arapiraca
Planeta com chance de ser habitável é descoberto no espaço
Mais longo eclipse solar do século já tem data marcada e terá duração de 6 minutos
Varal de luzes provocou choque que matou mãe e filho em hotel de Maragogi
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

