Justiça Federal suspende censura do governo a filme de Danilo Gentili

A juíza Daniela Berwanger Martins, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou a suspensão da censurou promovida pelo governo ao filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", de 2017, protagonizado por Danilo Gentili e que voltou a ser associado à pedofilia por perfis bolsonaristas no mês passado.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou no dia 15 a suspensão da disponibilização, exibição e oferta do filme nas plataformas de streaming. A pasta ainda mudou a classificação indicativa do filme: de 14 para 18 anos.
Em decisão publicada no Diário Oficial da União, o longa que está na Netflix é recomendado agora apenas para maiores de 18 anos por conter "coação sexual, estupro, ato de pedofilia e situação sexual complexa".
"Considerando que falha na classificação indicativa do filme foi apontada como situação fática a dar ensejo à decisão, com a sua alteração para o limite máximo pela Senajus, o motivo indicado para o ato deixa de se fazer presente", escreveu a juíza na decisão, a qual Splash teve acesso.
"Diante disso, é imperioso reconhecer que a decisão deixa de ter compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação de vontade, tornando a motivação viciada e, consequentemente, retirando o atributo de validade do ato", acrescentou.
A decisão atendeu o pedido do MPF (Ministério Público Federal), que no dia 18 ingressou com ação civil pública para derrubar a suspensão ao filme.
Entenda o caso
O filme voltou a ser debatido nas redes sociais, com acusações de pedofilia contra Gentili e Fabio Porchat, em março.
Em entrevista à Jovem Pan, Danilo acusou o deputado estadual André Fernandes (REP-CE) de iniciar os ataques, e apontou que a tática foi para criar uma cortina de fumaça, a fim de evitar críticas ao governo pelo aumento exorbitante nos preços dos combustíveis.
Danilo Gentili também negou que o filme faça apologia à pedofilia e, pelo contrário, "vilaniza" esse tipo de crime.
Quando lançado, o longa-metragem mirim já havia sido alvo de polêmica por uma cena de cunho sexual que envolve Porchat. Na ocasião, Adriana Munhoz, mãe do ator Bruno Munhoz, à época com 13 anos, não escondeu sua preocupação com as cenas mais pesadas do filme, uma dela justamente com conotação sexual.
Em "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", Fabio Porchat interpreta Cristiano, um homem com desvios sexuais e dono do caderno que o ex-colega (papel de Danilo Gentili) roubou na escola para escrever o guia de "pior aluno", encontrado pelos protagonistas Pedro (Daniel Pimentel) e Bernardo (Bruno Munhoz).
Últimas Notícias

VÍDEO: Moradora de Lagoa da Canoa leva caldinho para Carlinhos Maia no entorno do rancho do influenciador

Morre a professora Ângela Maria Marques, do curso de pedagogia da Uneal Arapiraca

Museu Palácio Floriano Peixoto celebra a riqueza dos folguedos alagoanos com exposição inédita

Com a ajuda de cães farejadores, PM apreende espingarda artesanal e balde com drogas em área de mata, em Arapiraca

Incêndio atinge Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió; mães são transferidas por causa da fumaça
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
