Com homenagem ao mestre Afrísio, “Cultura na Praça” leva forró de volta ao Centro de Arapiraca
Toda segunda-feira era a mesma coisa. Da “boca de som” do rádio, saía a voz do mestre Afrísio Acácio, diretamente do programa Manhãs Nordestinas, na saudosa Pajuçara FM, em Arapiraca. Dali, vinha uma sequência de canções para ninguém botar defeito.
Era o aquecimento para o que viria mais tarde, por volta das 8h, na Tenda Cultural da Praça Luís Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura).
Antes da pandemia, segunda-feira era sinônimo de agitação e festa no Centro de Arapiraca. Não só pela tradicional feira livre — que juntava gente de todo o Agreste alagoano, confluindo para cá —, mas porque era dia do projeto “Cultura na Praça”, também encabeçado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon. Da rádio para o palco.
Agora com o retomada das atividades após ampla vacinação contra a COVID-19 e a flexibilização do Plano de Distanciamento Social Controlado, do Governo de Alagoas, o arrasta-pé vai retornar presencialmente para o palco central arapiraquense.
Comemorando os 12 anos do projeto Cultura na Praça, de 11 de abril até 2 de maio, serão realizados eventos gratuitos sempre às segundas-feiras com diversas atrações regionais. Vale ressaltar que o próprio mestre Afrísio era o idealizador deste projeto.
Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, o arrasta-pé se iniciará a partir das 8h, fazendo uma homenagem ao próprio mestre Afrísio, que era um agregador nato de talentos da poesia popular e da música, a levar para o local diversos cantadores, emboladores, repentistas, sanfoneiros, trianguleiros, tocadores de pife, cordelistas, zabumbeiros e declamadores de Arapiraca, Feira Grande, Taquarana, Penedo, Pindoba, Craíbas, Igaci e até de fora de Alagoas.
Esta será mais uma parceria entre a Lindeza Produções e a Touro Entretenimento — em agosto do ano passado, eles realizaram a live “Sanfonas e Versos” contando com a Orquestra Sanfônica de Arapiraca e diversas participações especiais, em reverência aos 72 anos do mestre Afrísio.
Neste novo evento — havendo também patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e da Secretaria Nacional da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (MTur) —, o Cultura na Praça terá esse “gostinho” especial da volta do forró em praça pública, após mais de dois anos de espera.
Em breve, a organização desta curta temporada informará a programação em detalhes para os quatro dias, que certamente farão o resgate às nossas tradições, à nossa nordestinidade — ela que nunca esteve tão viva a partir do legado do mestre Afrísio.
Últimas Notícias
Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 47 milhões
Casa é invadida durante a madrugada no bairro Jardim de Maria, em Arapiraca
Adolescentes desaparecidos são encontrados mortos em açude no Piauí
Homem é preso acusado de ameaçar matar o vice-presidente dos Estados Unidos
Temporal com trovões e ventos fortes volta a atingir Arapiraca e causa transtornos neste domingo
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

