Maioria de calouros no ensino superior está matriculada na modalidade EAD, diz pesquisa

Flexibilidade para assistir às aulas, mensalidades mais baratas e ausência de gastos com transporte e alimentação fazem da modalidade EAD ser opção para milhares de estudantes. Por esses e outros motivos, a educação a distância (EAD) apresentou aumento de 428% nas matrículas no ensino superior através dessa modalidade de ensino, nos últimos anos, segundo levantamento da Educa Insights.
Mesmo antes da pandemia, em 2019 a rede privada de ensino superior já havia registrado o ingresso maior nas vagas das graduações a distância. O avanço representa a democratização de ensino possibilitada pelas aulas on-line.
Na avaliação do diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Celso Niskier, este é um avanço positivo “porque os cursos têm uma capilaridade maior, chegam onde o presencial não consegue e dão muitas oportunidades de acesso à educação superior para os menos favorecidos economicamente”.
Para Niskier, o avanço é resultado do investimento tecnológico que as instituições de ensino vêm adotando.“As instituições investiram muito em software, internet, compraram equipamentos para dar condições de ensino, mas a rede pública patinou um pouco e depende de investimento”, avalia.
O levantamento ressalta que em 2020 os iniciantes nos cursos a distância ultrapassaram os calouros nos cursos presenciais, assim, dos mais de 3,7 milhões de novas matrículas em instituições públicas e privadas, mais de 2 milhões (53,4%) foram para cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%) para os presenciais.
Entre as áreas dos cursos a distância com maior interesse dos estudantes, a área da saúde avançou 78% em relação a 2019, com mais 78.527 estudantes. Segundo o levantamento, os cursos EAD mais procurados em 2020 foram Farmácia, Biomedicina,Nutrição e Enfermagem.
“Acredito que vamos construir um modelo de EAD que seja bom para o país, por causa da flexibilidade, da acessibilidade que proporciona, e que garanta os padrões de qualidade exigidos”, enfatiza o diretor da Abmes. Em relação aos cursos de saúde, ele ressalta que defende as atividades presenciais e as práticas, que não é a favor de um curso 100% a distância.
Últimas Notícias

Para evitar colidir em carro, condutor atinge poste na Avenida Governador Lamenha Filho, em Arapiraca

Lula manifesta solidariedade a ministros do STF após sanções dos EUA

PM prende suspeito que transportava drogas em veículo, em Penedo

Policial militar de folga salva idosos de incêndio dentro de casa

Carreta carregada com móveis tomba e carga é saqueada por populares, na BR-101 em Flexeiras
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
