Hemoal Arapiraca fecha para manutenção nesta terça-feira (22)
A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no Laboratório Municipal, não irá funcionar para coleta de sangue nesta terça-feira (22), em razão da manutenção e calibração dos equipamentos. Mas a liberação de hemocomponentes para os hospitais e maternidades vai ocorrer normalmente e a captação de doadores de sangue será retomada na quarta-feira (23), a partir das 7 horas.
Entretanto, a Unidade Maceió, situada na rua Drº Jorge de Lima, no bairro Trapiche, vai funcionar normalmente nesta terça-feira (22), das 7h às 18h. Paralelamente, no horário das 9h às 16h, no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, será realizada uma coleta externa, com o propósito de assegurar que os voluntários da região possam se candidatar à doação de sangue.
“O papel do Hemoal Arapiraca, além de assegurar o sangue em quantidade necessária, é garantir a sua qualidade para atender a demanda transfusional. Para isso, periodicamente, realizamos a manutenção e calibração de nossos equipamentos, mantendo a excelência de todo o nosso processo de gestão, conforme determina a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, ressalta a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes.
Critérios da Doação – De acordo com Portaria do Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação com foto e estar usando máscara. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, munidos dos documentos comprobatórios.
Ainda conforme o MS, é imprescindível que o candidato à doação de sangue não tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos e que compareça ao Hemoal bem alimentado. No caso das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Coronavírus – Com relação ao candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.
Já os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se o candidato à doação de sangue tomou a vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes utilizados foram AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias.
Últimas Notícias
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto
Jovem de 23 anos chega em casa embriagado e agride a própria mãe em Cacimbinhas
Corpos dos 117 suspeitos mortos em megaoperação no RJ são liberados, diz Defensoria Pública
Artistas e artesãos representam Penedo na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

