Instituto de identificação de Alagoas completa 101 anos

Responsável pela emissão das carteiras de identidade, o Instituto de Identificação de Alagoas completou nesta quinta-feira (17), 101 anos de existência. A data histórica está sendo marcada pela revolução na forma de se fazer a identificação civil e criminal do Estado, como também na garantia de direitos, justiça e cidadania aos alagoanos.
Desde a criação do órgão em 17 de março de 1921, o Instituto de Identificação Delegado Mário Pedro vem passando por um processo de transformação e reformulações na emissão do principal documento do brasileiro. Ao longo desses 101 anos, o órgão se modernizou, ampliou sua capacidade de atendimento, assegurando confiabilidade, agilidade e eficiência no serviço prestado à população.
Em um projeto ousado de informatização e interiorização dos serviços, o Instituto de Identificação de Alagoas, possui uma das maiores redes rede informatizada de postos de emissão de carteira de identidade do Brasil. Só nos últimos três meses, 4 novos postos de atendimento à população foram inaugurados, totalizando 41 unidades espalhados pela capital e interior do Estado.
Além da ampliação do número dos postos, no último ano, a superintendência do Instituto de Identificação também desenvolveu vários projetos para aproximar a população dos serviços oferecidos pelo órgão. Como a Caravana Meu Primeiro RG para estudantes, Caravana Meu RG na mão que realiza mutirões, a Caravana dos Povos Tradicionais que atende Indígenas e Quilombolas e o retorno ao Governo Presente.
Outro projeto ousado e lançado recentemente foi o aplicativo RG Online Alagoas que permite ao usuário ter a carteira de identidade no aparelho de celular. Toda essa estrutura permite ao Instituto de Identificação emitir uma média mensal de 20 mil novos documentos, entre primeira e segunda via da carteira de identidade, através do Sistema automatizado de identificação biométrica (ABIS).
“Buscamos soluções diariamente para atender a população alagoana, garantido a ela, a prestação de um serviço de qualidade, com segurança e maior agilidade. Além disso, trabalhamos para que o RG fosse um documento inclusivo. Hoje em Alagoas, emitimos a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), como também pode ser acrescentado no documento a etnia do requerente (indígena ou quilombola) garantindo a essas pessoas, o respeito, o reconhecimento e a identificação da etnia deles através do RG”, afirmou Anízio Amorim, superintendente do Instituto.
Integrante do sistema de segurança pública, o Instituto de Identificação é responsável pelo Setor de Registro de Identificação Criminal que permite através do sistema Abis, cadastrar diariamente a identificação correta de pessoas envolvidas em crimes cometidos em qualquer parte do Estado. Esse cadastro é alimentando diariamente e pode ser consultado a qualquer momento pelas autoridades competentes e ainda é utilizado para emissão da Certidão de Antecedentes Criminais para a população.
Outro importante serviço oferecido pelo instituto para a segurança pública é a identificação de cadáveres nos Institutos de Medicina Legal de Alagoas, através do exame de necropapiloscopia. Através da coleta dos dados biométricos, o papiloscopista confere no registro civil a identificação original da vítima, garantindo a liberação do corpo para que a família consiga dá um enterro digno para o parente falecido.
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