A previsão de Garry Kasparov: o Bitcoin vai substituir o dólar em breve

Considerado por muitos o melhor enxadrista de todos os tempos e umas das pessoas mais inteligentes do mundo, Garry Kasparov é um grande fã de criptomoedas. Segundo ele, o Bitcoin vai se tornar a moeda dominante no planeta, substituindo o dólar, muito em breve.
Jogador número 1 do mundo por mais de 20 anos, Kasparov mantém sua mente brilhante ocupada em vários projetos após ter deixado de jogar xadrez profissionalmente em 2005. A criptomoeda é um deles, e o mestre do tabuleiro contou porque acredita que o Bitcoin vai se tornar a moeda mais importante do mundo numa entrevista para o site CoinDesk.
A opinião de Kasparov
Garry Kasparov é um mordaz crítico de gastos públicos desenfreados, visão que resulta da experiência de ter crescido na União Soviética. Na entrevista, ele chama a atenção de governos contemporâneos que imprimem moeda indefinidamente, o que para ele é uma forma de pegar dinheiro emprestado dos cidadãos de gerações atuais e futuras.
As criptomoedas, no entanto, devolvem o poder às mãos dos cidadãos, diz Kasparov. Com elas, estamos protegidos de desvalorização de dinheiro e impressão por parte dos governos. A explicação é simples: o Bitcoin é um recurso finito. Existem apenas 21 milhões de moedas, e as autoridades não podem produzir mais num passe de mágica.
Num mundo cada vez mais digitalizado, as moedas virtuais estão inerentemente ligadas ao progresso tecnológico e permitem maior autonomia financeira às pessoas. Kasparov acredita que isso é essencial para o futuro.
O sucesso das criptomoedas
As afirmações de Kasparov possuem uma base concreta: o sucesso meteórico do Bitcoin e de outras criptomoedas. Para se ter uma ideia, o valor do Bitcoin aumentou em 80% apenas durante a pandemia, chegando a um pico de 60 mil dólares (315 mil reais) em outubro passado. Embora esse valor tenha caído desde então, a tendência claramente é de subida. Quem pagou 500 dólares (2600 reais) por 100 BTC há uma década pode se gabar de possuir uma pequena fortuna, equivalente a muitos prêmios de loteria ao redor do mundo.
Os preços das criptomoedas, no entanto, são apenas parte do cenário. O bitcoin, assim como várias outras altcoin, é aceito como forma de pagamento online em vários estabelecimentos. Bitcoins podem ser trocados por dinheiro em caixas eletrônicos especiais, e alguns países estão considerando adota-los como moeda oficial. El Salvador foi o primeiro a faze-lo no ano passado.
O boom das criptomoedas favoreceu o surgimento de várias indústrias relacionadas. Um exemplo é o NFT, ou token não-fungível (tradução livre para non-fungible token) que funciona por meio de contratos baseados na mesma tecnologia blockchain por trás da criptomoeda Ethereum (ETH). Essa indústria também tem seu mérito para Kasparov: no ano passado ele lançou uma coleção de 32 tokens mostrando os momentos mais importantes de sua vida, incluindo sua célebre partida contra o supercomputador 'Deep Blue' e seus discursos políticos.
Resumindo, ele acredita que o futuro das moedas tradicionais não será próspero, devido a um sistema financeiro inflexível. As moedas digitais, por outro lado, tem tudo para continuar prosperando.
A ferramenta perfeita?
O campeão de xadrez é um combatente aberto de políticos autocráticos ao redor do mundo, e inclusive trabalha com a Fundação para os Direitos Humanos. Ele acredita firmemente que a criptomoeda é uma arma vital contra o totalitarismo no futuro.
Kasparov entrou em contato com as criptomoedas graças à fundação. Seus membros conseguiram financiamento através de criptomoedas, quando seria impossível consegui-lo usando canais tradicionais. Quanto mais ele aprendeu sobre as moedas e seus sistemas de blockchain, mais fascinado ele ficou, e chegou à conclusão que elas poderiam ‘contribuir para o futuro da humanidade’.
Nem tudo são flores, no entanto. Kasparov alerta que se forem usadas com más intenções, criptomoedas podem trazer perigo, e que a chave está no equilíbrio. Usa-las como ferramenta e limitar seu poder é essencial para garantir o seu sucesso, e é responsabilidade de pessoas como ele que isso aconteça.
A proxima década
Mas o Bitcoin vai mesmo tomar o trono do dólar num futuro recente, ou esse processo será mais lento?
Para Kasparov, 2032 será o ano. Ele diz que não ficaria surpreso se nessa data o Bitcoin, ou um conjunto de criptomoedas, forem o padrão global. Se os poderes de prever o futuro do Grande Mestre funcionarem além do campo do xadrez, apostar contra ele seria quase uma loucura.
Últimas Notícias

Professores e técnicos da Educação participam, nesta segunda, da edição 2025.2 da Jornada Pedagógica

Velório de Preta Gil no Rio de Janeiro emociona fãs, amigos e parentes

Veja como fazer o 'morango do amor' em casa

Vizinhos estranham ausência e encontram idoso morto em residência, em Santana do Ipanema

Em Arapiraca, pesquisadores debatem importância das feiras livres para identidade urbana no Agreste
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
