Presidente da Ucrânia afirma que 'moderou' demanda sobre entrada do país na Otan
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que "moderou" sua posição pela adesão da Ucrânia à Otan (a aliança militar ocidental liderada pelos EUA), em entrevista transmitida pelo canal americano ABC. O não ingresso da Ucrânia à Otan e à União Europeia é uma das demandas apresentadas pela Rússia para interromper a invasão, iniciada em 24 de fevereiro, do país.
Em outro aparente gesto de abertura às demandas de Moscou, Zelensky afirmou que está disposto a chegar a um "compromisso" sobre o status dos territórios separatistas pró-Moscou no Leste da Ucrânia, cuja independência foi reconhecida unilateralmente pelo presidente russo, Vladimir Putin, na semana em que lançou a invasão.
— Em relação à Otan, moderei a minha posição sobre essa questão há algum tempo, quando entendemos [que a aliança] não está pronta para aceitar a Ucrânia — disse ele na entrevista transmitida na noite de segunda-feira. — A aliança tem medo de qualquer controvérsia e de um confronto com a Rússia
Zelensky acrescentou que não quer ser presidente de um "país que implora de joelhos" para ingressar na organização.
Além de reivindicar a desistência do ingresso na Otan e a adoção de um status de neutralidade na Constituição ucraniana, o Kremlin demandou, na segunda-feira, que a Ucrânia deponha armas, reconheça a Crimeia — anexada pela Rússia em 2014 — como território russo e as repúblicas separatistas pró-Moscou de Donetsk e Luhansk, no Leste ucraniano, como territórios independentes.
'Ser ou não ser'
Apesar do aparente gesto de abertura às demandas de Putin na entrevista, Zelensky prometeu "lutar até o fim" em um discurso por vídeo ao Parlamento britânico nesta terça-feira, no qual citou o escritor William Shakespeare e o premier Winston Churchill, que liderou o Reino Unido na Segunda Guerra Mundial.
— A questão para nós agora é ser ou não ser — disse o presidente ucraniano, que foi ovacionado pelos parlamentares no início e no fim de seu pronunciamento. —- Não vamos desistir nem perder. Vamos lutar até o fim no mar, no ar, nós vamos continuar lutando pela nossa terra, qualquer que seja o custo.
Últimas Notícias
Educação, ancestralidade e luta marcam trajetória de alagoanos na busca por igualdade racial
Fluminense humilha o São Paulo no Maracanã e aplica goleada de 6 a 0
PM apreende 171 pedras de crack e maconha com passageiros de veículo por aplicativo em Arapiraca
Alfredo Gaspar expõe fluxo bilionário e alerta para “festa do crime” na lavagem de dinheiro de aposentados e pensionistas
Homem é flagrado com faca e facão em bebedeira na zona rural de Limoeiro de Anadia
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS
Festival da Consciência Negra em Arapiraca

