Presidente da Ucrânia afirma que 'moderou' demanda sobre entrada do país na Otan

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que "moderou" sua posição pela adesão da Ucrânia à Otan (a aliança militar ocidental liderada pelos EUA), em entrevista transmitida pelo canal americano ABC. O não ingresso da Ucrânia à Otan e à União Europeia é uma das demandas apresentadas pela Rússia para interromper a invasão, iniciada em 24 de fevereiro, do país.
Em outro aparente gesto de abertura às demandas de Moscou, Zelensky afirmou que está disposto a chegar a um "compromisso" sobre o status dos territórios separatistas pró-Moscou no Leste da Ucrânia, cuja independência foi reconhecida unilateralmente pelo presidente russo, Vladimir Putin, na semana em que lançou a invasão.
— Em relação à Otan, moderei a minha posição sobre essa questão há algum tempo, quando entendemos [que a aliança] não está pronta para aceitar a Ucrânia — disse ele na entrevista transmitida na noite de segunda-feira. — A aliança tem medo de qualquer controvérsia e de um confronto com a Rússia
Zelensky acrescentou que não quer ser presidente de um "país que implora de joelhos" para ingressar na organização.
Além de reivindicar a desistência do ingresso na Otan e a adoção de um status de neutralidade na Constituição ucraniana, o Kremlin demandou, na segunda-feira, que a Ucrânia deponha armas, reconheça a Crimeia — anexada pela Rússia em 2014 — como território russo e as repúblicas separatistas pró-Moscou de Donetsk e Luhansk, no Leste ucraniano, como territórios independentes.
'Ser ou não ser'
Apesar do aparente gesto de abertura às demandas de Putin na entrevista, Zelensky prometeu "lutar até o fim" em um discurso por vídeo ao Parlamento britânico nesta terça-feira, no qual citou o escritor William Shakespeare e o premier Winston Churchill, que liderou o Reino Unido na Segunda Guerra Mundial.
— A questão para nós agora é ser ou não ser — disse o presidente ucraniano, que foi ovacionado pelos parlamentares no início e no fim de seu pronunciamento. —- Não vamos desistir nem perder. Vamos lutar até o fim no mar, no ar, nós vamos continuar lutando pela nossa terra, qualquer que seja o custo.
Últimas Notícias

Flávio Back, dublador de "Game of Thrones", "Chapolin" e "Emily em Paris", morre aos 52 anos

Ufal oferece 24 vagas para Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Colisão entre carro e caminhonete da Prefeitura de Delmiro Gouveia deixa idoso ferido no Sertão de Alagoas

Polícia afirma que jovem preso, por ameaçar o youtuber Felca, vendia fotos de crianças vítimas de estupro virtual

HE do Agreste avança no Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

SSP de Alagoas realiza simulado de ataque bancário

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
