Pedidos de resgate de dinheiro ‘esquecido’ em bancos começam na segunda; veja como fazer
A partir desta segunda-feira, clientes poderão também saber qual o valor que têm a receber

O pedido de resgate do dinheiro 'esquecido' nos bancos pode ser começado nesta segunda-feira, 07. Os valores poderão ser conferidos de acordo com o calendário do Banco Central, que libera a informação de valores e passo a passo para saque de acordo com a data de nascimento de cada cliente.
Entre os dias 7 e 14 de março, as consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968 e para as empresas criadas antes deste mesmo ano.
São R$ 4 bilhões que serão pagos a 28 milhões de clientes – 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas, conforme o Banco Central.
Até o dia 25 de fevereiro, no último levantamento realizado pelo BC , 116.808.865 clientes, pessoas físicas e empresas, tinham feito consultas no sistema para saber se têm algum dinheiro esquecido.
Veja o passo a passo para resgatar o dinheiro
Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não recursos recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br. Quem ainda não fez a primeira consulta deve fazê-lo o mais breve possível – não é preciso esperar o dia 7. É só acessar o site do valoresareceber.bcb.gov.br e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento
Para fazer a consulta dos valores, é preciso ter acesso à conta gov.br, nível prata ou ouro.
Consulta do valor e pedido de resgate:
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados
Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade
Consultar:a) o valor a receber;b) a instituição que deve devolver o valor;c) a origem (tipo) do valor a receber; ed) informações adicionais, quando for o caso.
Clicar na opção que o sistema indicar:a) ” Solicitar por aqui ” significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:– selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;– guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
b) ” Solicitar via instituição ” significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.
Para consultar os canais de atendimento da instituição, é preciso clicar no nome da mesma na tela de informações dos valores a receber.
E se eu perder a data para pedir o resgate?
Segundo o BC, a consulta inicial poderá ser feita a qualquer momento. Caso o cliente não acesse novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.
Quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.
“Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera”, informa o BC.
As consultas de valores e pedidos de resgate devem ser feitos seguindo o calendário abaixo, que considera a data de nascimento do cliente ou de criação da empresa.

Últimas Notícias

Professores e técnicos da Educação participam, nesta segunda, da edição 2025.2 da Jornada Pedagógica

Velório de Preta Gil no Rio de Janeiro emociona fãs, amigos e parentes

Veja como fazer o 'morango do amor' em casa

Vizinhos estranham ausência e encontram idoso morto em residência, em Santana do Ipanema

Em Arapiraca, pesquisadores debatem importância das feiras livres para identidade urbana no Agreste
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
