Putin diz que sanções são tentativas de guerra contra a Rússia

Por Redação, com Metrópoles 05/03/2022 14h02
Por Redação, com Metrópoles 05/03/2022 14h02
Putin diz que sanções são tentativas de guerra contra a Rússia
Putin, presidente da Rússia - Foto: Getty Images

O presidente russo Vladimir Putin falou neste sábado (5/3) sobre as sanções impostas pela comunidade internacional, em decorrência da guerra contra a Ucrânia. Para ele, elas surgem como formas de tentar criar um conflito ainda maior.

“Essas sanções, de uma forma ou de outra, são um indicativo de tentativa de guerra”, disse.

Em 10 dias de conflito militar na região, após a invasão russa no território ucraniano, diversos países e organizações internacionais impuseram sanções à Rússia. Isolado, Putin alega que isso não é uma ameaça só para o país, mas para todos. “Por isso coloquei em estado de atenção todo o nosso arsenal”, explicou.

O presidente falou, em Moscou, rodeado por mulheres, sendo a maioria aeromoças e representantes de empresas aéreas que operam na Rússia. Além de abordar as consequências econômicas das sanções sofridas, ele explicou a postura do governo em entender como ameaça todas essas medidas.

Ele justificou que o governo russo não foi procurado por nenhum representante de outros países ou recebeu oficialmente alguma explicação sobre as sanções. “Por isso, tivemos que ficar realmente em alerta”, afirma.

Efetivo de soldados

Putin disse, ainda, que o país tem efetivo de soldados suficiente para atuar na guerra e em possíveis novos conflitos, não necessitando convocar alistamentos. Segundo ele, estaria ocorrendo uma procura de voluntários no país, interessados em se alistar e ajudar as forças militares russas.

“No que diz respeito aos voluntários a serem chamados, esses em estado de emergência, o presidente deve estabelecer regras e aprovar em caso de uma determinada agressão. Essas agressões não estão acontecendo, no momento, no nosso território”, explica ele.