Ex-ASA, atacante Jô chega em Alagoas após fugir de guerra na Ucrânia

Por redação com Gazetaweb 04/03/2022 19h07
Por redação com Gazetaweb 04/03/2022 19h07
Ex-ASA, atacante Jô chega em Alagoas após fugir de guerra na Ucrânia
Atacante Jô ex-ASA - Foto: Reprodução

O jogador alagoano, Joanderson Normande, que estava na Ucrânia há pelo menos dez dias, conseguiu fugir do país em guerra e já está em solo alagoano. Ele chegou na noite desta sexta-feira (4) em Maceió.

Joanderson havia conseguido fugir do país em guerra, e encontrou refúgio na Eslováquia, nação vizinha, onde contou com a ajuda de uma brasileira. Ele estava na segunda maior cidade do país, Kharkiv, para defender o time FC Volchansk. Joanderson tem 20 anos, é natural de Maceió e ex-jogador do ASA de Arapiraca.

Em entrevista, Joanderson relata o terror que foi vivenciar, por alguns dias, a guerra que já dura uma semana na Ucrânia. Ele diz que todos os dias se despedia da família, durante as ligações telefônicas. "Todos os dias eu achava que iria morrer".

Em relato, ele diz ainda que está feliz por estar de volta e poder encontrar a família, mas, ao mesmo tempo, preocupado. Ele afirma que fez amigos na Ucrânia, que acabaram sendo chamados para lutar na guerra.

"Só tenho a agradecer a Deus mesmo. Ainda não é o momento de estar feliz para mim porque a guerra ainda continua. Fiz amizades lá, não sei o que está acontecendo com meus amigos que foram convocados para a guerra. Estou feliz porque estou revendo minha família. Achei que nunca mais iria revê-los. Toda hora achava que iria morrer. Gravava vídeo com minha mulher me despedindo, mas pela minha mãe e pelo meu pai, que sei que sofrem mais, eu dizia que estava tudo bem para acalmá-los um pouco", relata o jogador à TV Gazeta.

Agora ele diz que vai passar os próximos dias com a família e, em seguida, retornará aos treinos para voltar ao futebol.

Ele é o segundo alagoano, e jogador, a conseguir sair do país, depois que a Ucrânia passou a ser bombardeada pela Rússia. No aeroporto Zumbi dos Palmares, ele foi recepcionado pelos pais . O primeiro foi o jogador Pedrinho, que chegou a Maceió na terça-feira (1).

O atual atleta do Shakhtar Donetsk, desembarcou no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió no início da semana. Ele tentava fugir do país desde a quinta-feira (24). Junto a outros jogadores brasileiros, o atleta conseguiu pegar um trem da capital da Ucrânia, Kiev, em direção à Romênia, país vizinho à Ucrânia.