Há 20 anos, ASA eliminava Palmeiras da Copa do Brasil mesmo com derrota

Há 20 anos, o ASA ultrapassou fronteiras para tirar o Palmeiras da Copa do Brasil, em 2002. Após vitória simples em Arapiraca, o Alvinegro perdeu por 2 a 1 no antigo Parque Antártica e, em virtude do gol marcado fora de casa, avançou na competição. Na ocasião, o clube tinha três troféus do Campeonato Alagoano na galeria, e a vitória histórica incrementou o currículo do Fantasma, tornando-o conhecido em território nacional.
No primeiro jogo, uma semana antes, em Arapiraca, o ASA fez valer o fator casa e venceu pelo placar de 1 a 0. O resultado lhe deu a vantagem de jogar em São Paulo por um empate ou perder por um gol de diferença marcando. E foi o que aconteceu!
Ao contrário do que se esperava, o Palmeiras, dirigido por Vanderlei Luxembugro, mesmo precisando vencer por dois gols naquele 20 de fevereiro de 2002, não partiu para cima do adversário. Acreditou que faria o gol de maneira natural e, de certa forma, foi isso que aconteceu. Aos 10', em um levantamento de Arce, Galeano, sem tirar os pés do chão, desviou de cabeça e abriu o placar. Nada mais natural que fazer um gol após jogada do lateral paraguaio.
Em vez de partir para o ataque e definir a partida, o Verdão foi muito discreto. Preferiu trocar passes lentos no meio-campo e, não fosse Arce, sequer teria criado mais algum lance de perigo. Foram os cruzamentos do lateral que garantiram um pouco mais de emoção à partida e também trabalho ao atabalhoado goleiro Márcio.
A partida virou um festival de faltas desnecessárias, tanto que o juiz mostrou cinco cartões amarelos na etapa inicial e ainda fez vista grossa em pelo menos dois outros lances que mereciam advertência. Quando o primeiro tempo se encaminhava para o final, Fuscão arrancou num contra-ataque e chutou em cima de Marcos. O rebote sobrou para Sandro Goiano, aos 43', tocar e empatar. Incrédula, a torcida do Palmeiras não teve forças nem mesmo para protestar
O Palmeiras voltou para o segundo tempo com duas substituições (Fernandes e Juliano), mas por muito pouco o ASA não vira o jogo, novamente com Sandro Goiano, logo no primeiro minuto. O time paulista foi salvo por Marcos, que defendeu em cima da linha.
Luxemburgo foi obrigado a fazer outra substituição já que Magrão, contundido, teve de dar lugar a Muñoz. Mas pouca coisa mudou no Palmeiras. A expulsão de Jânio, aos 13min, abriu espaços para a equipe paulista, que só utilizou o lado direito do campo, coincidentemente, o setor de Arce.
E foi num cruzamento do paraguaio que saiu o segundo gol. Todo mundo observou a bola passar pela grande área, menos o zagueiro César, que conferiu e deu esperanças à torcida. Mas, sem criatividade, o Palmeiras sucumbiu diante de um adversário determinado, mesmo com um jogador a menos, e que não teve vergonha de despachar a bola com bicões e chutes sem qualquer orientação técnica ou tática. No apito final, o 2 a 1 para o Palmeiras dava a classificação ao ASA, que comemorou a classificação.
A eliminação foi um prenúncio do que seria o 2002 do Palmeiras. Apesar de semifinalista do Rio-São Paulo, perdendo a vaga na final para o São Paulo no número de cartões, em uma patacoada do regulamento na época, o Verdão sofreu no segundo semestre e foi rebaixado pela primeira vez no Brasileirão.
Já o ASA, depois do jogo contra o Palmeiras, mudou de patamar. Vieram mais quatro títulos estaduais, uma Alagipe, vice-campeonatos do Nordestão e Série C, além de passagem pela Série B nacional. Porém, depois entrou em decadência e atualmente sofre para estar em uma competição nacional, fora que passou a perder títulos para a dupla CSA e CRB.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
