Menino que engoliu apito morre e família decide doar os órgãos
O menino de 7 anos que engoliu um apito, em Navegantes (SC), teve a morte cerebral confirmada na noite da quinta-feira (17) em um hospital em Itajaí, cidade vizinha. A família de Matheus Rodrigo de Oliveira decidiu autorizar a doação de órgãos do garoto
Bastante abalada, Tiele Costa de Oliveira, mãe do menino, contou à reportagem, que inicialmente não queria fazer a doação, na esperança de ainda ter o menino consciente. Após uma reunião com o restante da família, ficou decidido que os órgãos seriam doados.
O tio do menino, irmão de Tiele, morreu de leucemia à espera de um doador compatível de medula óssea. "Da mesma forma que a gente já esperou por uma doação; com a possibilidade de doar e salvar outras vidas, pensamos em dar mais conforto [para quem vai receber os órgãos]", disse a mãe de Matheus.
As córneas, os rins, e o fígado, que foi para o Rio de Janeiro, já foram doados. Até o fim da tarde desta sexta (18), a família ainda aguardava o corpo do filho no Instituto Médico Legal para realizar o velório e o sepultamento. Ele era o segundo mais novo entre quatro irmãos.
Salvar vidas já estava no dia a dia de Matheus. Descrito como alegre, independente e espontâneo pela mãe, o menino tinha o sonho de ser bombeiro. "Um dia, ele encontrou uma capivara presa em um bueiro aqui perto. Ele não sossegava enquanto o bombeiro não chegava ali; ele queria salvar o animal, gostava muito de bichos", recordou.
A família também tinha adotado uma cadela, que ele adorava bastante. "Ele saía, na chuva e tudo, se ela tentasse fugir de casa", contou. "Eu acredito que a parte dele, [salvar vidas] ele fez".
Matheus precisou ser internado na UTI (Unidade de terapia Intensiva) no último sábado (12), após engolir um apito. Segundo o Corpo de Bombeiros, o garoto foi levado por dois homens até o quartel de Itajaí, cidade vizinha, no fim da tarde e chegou ao local inconsciente, carregado no colo pelo próprio pai.
No momento do atendimento, o menino tinha frequência cardíaca lenta e sinais de baixa oxigenação no corpo. Ele foi submetido a manobras de reanimação e expeliu o objeto alguns minutos após receber atendimento médico.
Os socorristas passaram 45 minutos fazendo manobras de reanimação no garoto até o quadro de parada cardiorrespiratória dele ser revertido. Quando o menino foi estabilizado, ele foi levado de helicóptero para o Hospital Infantil Pequeno Anjo, onde ficou internado na UTI e não resistiu.
Últimas Notícias
Carro atinge muro de residência e jovem de 18 anos fica ferido, em Marechal Deodoro
Polícia Militar declara 52 aspirantes-a-oficial em solenidade de formatura do CFO 2025
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega de pastéis em Maceió
Homem é preso após tentar asfixiar esposa enquanto ela dormia no Benedito Bentes, em Maceió
Projeto de Lei Marília Mendonça é aprovado na Câmara; entenda
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Sandubaria Escritório reabre suas portas na Avenida Ceci Cunha

