Loja da Reserva expõe manequim preto quebrando vidraça em shopping de Salvador e é acusada de racismo

Por Revista Fórum 17/02/2022 09h09
Por Revista Fórum 17/02/2022 09h09
Loja da Reserva expõe manequim preto quebrando vidraça em shopping de Salvador e é acusada de racismo
Loja coloca manequim quebrando vidraça - Foto: Reprodução

A grife de roupas Reserva foi acusada mais uma vez de racismo. Uma das lojas, localizada no Shopping Barra, um dos mais elitizados de Salvador, colocou em sua vitrine um manequim preto quebrando a vidraça.

A imagem foi registrada na última segunda-feira (14) por um funcionário do shopping, que não quis se identificar. Segundo ele, muitas pessoas que passavam na frente comentavam que o boneco parecia estar arrombando ou invadindo a loja.

A foto viralizou nas redes sociais e internautas acusaram a loja de estar sendo racista. "É inconcebível a população negra continuar sendo violentada dessa forma. Isso continua acontecendo porque o Brasil não tem compromisso com a pauta racial e não trata isso como uma questão importante. Colocou um manequim preto quebrando a vidraça do estabelecimento como se estivesse invadindo. Isso é racismo escancarado, nem sei como reagir", escreveu a influenciadora Ashley Malia.

"Não é a primeira vez que eles fazem alguma m….", comentou a irmã de Marielle Franco, Anielle. Em 2016, a grife carioca colocou manequins negros de cabeça para baixo na vitrine, com os pés amarrados por cordas. A campanha foi montada no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, e considerada ofensiva pelo público.

Em nota, a Reserva informou que o manequim fazia parte da vitrine chamada de “Loucuras pela Reserva” e que “não teve como objetivo ofender qualquer pessoa ou disseminar ideias racistas e sim divulgar a liquidação da marca''. O boneco, antes na parte de dentro da loja, estava exposto desde o dia 25 de janeiro.