Com uma vida dedicada ao circo, Mestre Biribinha completa 71 anos

Por Redação 06/02/2022 13h01 - Atualizado em 06/02/2022 15h03
Por Redação 06/02/2022 13h01 Atualizado em 06/02/2022 15h03
Com uma vida dedicada ao circo, Mestre Biribinha completa 71 anos
Mestre Biribinha - Foto: Ascom Secult

Teófanes Silveira, mais conhecido como Mestre Biribinha, completou neste sábado (5), 71 anos de idade. O artista é Patrimônio Vivo de Alagoas e fez história em Arapiraca, Agreste do estado.

Ele criou há mais de 50 anos a Companhia Teatral Turma do Biribinha e hoje é referência em todo o Brasil, recebendo homenagens em diversos estados, frutos de uma vida dedicada ao riso.

A família de Teófanes tem uma grande história no meio. Seu pai, Nelson Silveira, foi um grande artista de circo, assim como sua mãe. Os cinco irmãos de Biribinha também seguiram o mesmo caminho. 

"Dia de celebrar idade nova do nosso mestre do Patrimônio Vivo, Palhaço Biribinha", disse a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), em seu Instagram.

Entre as diversas homenagens recebidas ao longo da sua trajetória, em 2015 recebeu em São Paulo, o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Circo -Júri Popular, com uma grande votação. O prêmio foi concedido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

No final do ano passado, o circo do artista passou pelo bairro Brasília, alegrando a população arapiraquense. Arapiraca que conta até com uma escola com seu nome. 

A Escola Municipal de Circo Teófanes Silveira, localizada no bairro Santa Edwiges, conta com aulas de artes circenses para as crianças da rede de ensino.