Judiciário já encaminhou 1.601 mulheres para proteção da Patrulha Maria da Penha, em Alagoas
O Poder Judiciário de Alagoas já encaminhou 1.601 mulheres para serem acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha, em Maceió e Arapiraca. Atualmente, 596 vítimas de violência doméstica estão sendo assistidas pelas equipes da Polícia Militar, nas duas cidades.
As patrulhas são responsáveis por fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas concedidas pela Justiça às vítimas de violência doméstica. Desde 2018, quando o grupamento da Capital foi criado, não houve nenhum caso de feminicídio ou reincidência de violência contra as mulheres assistidas pela PM.
"O resultado do trabalho realizado pela patrulha é positivo. Temos ajudado várias famílias e, especialmente, as mulheres vítimas de violência", afirmou a Capitã Adriana, que coordena o grupamento em Arapiraca. Criada em agosto de 2020, a patrulha de Arapiraca conta, atualmente, com uma viatura e 15 policiais militares. A sala da equipe funciona no Juizado da Mulher da Comarca, o que dá mais celeridade aos trabalhos.
Já a patrulha que atua em Maceió surgiu em abril de 2018, sendo composta por 40 PMs e tendo cinco viaturas caracterizadas. Ambas as equipes atuam 24 horas por dia. Para o juiz Alexandre Machado, titular do Juizado da Mulher de Arapiraca, a Patrulha Maria da Penha tem feito um importante trabalho, em parceria com o Poder Judiciário. "Ela tem feito um trabalho excepcional no monitoramento das medidas protetivas concedidas. Tem dado mais proteção e segurança às mulheres vítimas de violência", destacou.
Ainda segundo o magistrado, os policiais também têm auxiliado promovendo uma maior conscientização na sociedade sobre a importância do combate a esse tipo de crime. "Esse serviço é um marco de efetivação de políticas públicas de melhor proteção e atendimento a mulheres em situação de violência doméstica", reforçou.
Últimas Notícias
PM apreende mais de 44 quilos de drogas e 26 armas de fogo em Alagoas
Esperar: Entre o Relógio e a Fila
30ª edição do projeto Raízes de Arapiraca homenageia 14 personalidades e emociona público no Agreste
Povoado Bengo recebe pavimentação, praças e escola construída do zero pela Prefeitura
Jovem morre após acidente provocado por fios soltos na AL-110, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

