MP de Minas Gerais denuncia ex-padre por violência sexual contra monges

Por redação com UOL 27/01/2022 20h08
Por redação com UOL 27/01/2022 20h08
MP de Minas Gerais denuncia ex-padre por violência sexual contra monges
Padre e Minas Gerais - Foto: Reprodução

O MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais) denunciou hoje à Justiça do estado ex-padre Ernani Maia dos Reis pelo crime de violência sexual mediante fraude contra quatro monges do Mosteiro da Santíssima Trindade, na cidade de Monte Sião, entre os anos de 2011 e 2018.

Caso a denúncia seja aceita pela Justiça, será instaurada uma ação penal e, nesse caso, Ernani passará de denunciado a réu.

Na semana passada, a Polícia Civil mineira havia concluído o inquérito policial apontando o indiciamento do ex-padre. A investigação policial foi aberta a pedido do próprio MP-MG, com base nas reportagens e no documentário "Nosso Pai", realizados pelo núcleo investigativo do UOL e MOV, a produtora de vídeos do UOL.

O trabalho jornalístico revelou, com exclusividade, as denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-padre. Ele foi dispensado da Igreja Católica em decisão do papa Francisco.

Ex-padre negou as acusações


O inquérito policial apontou três vítimas de violência sexual mediante fraude. Ao analisar os autos, o MP-MG concluiu que Ernani tentou violentar sexualmente uma quarta vítima: o ex-padre teria determinado a um monge que ficasse nu a pretexto de verificar se de fato ele precisava de atendimento médico. A reportagem apurou que o MP-MG concluiu ainda que os crimes de assédio sexual e constrangimento ilegal estão prescritos.

Autor da denúncia, o promotor Marco Antônio Meiken informou que o processo corre em sigilo judicial e que ele não se manifestará publicamente sobre o assunto.

Ernani negou as acusações ao delegado de Monte Sião, Daniel Leme Amaral, em depoimento prestado no dia 7 de dezembro de 2021, alegando que as relações foram consentidas, entre homens adultos e não configurariam abuso de sua parte. Ele afirmou ter ficado "surpreso" com as acusações feitas pelos ex-monges.

A investigação conduzida pelo delegado Daniel Leme Amaral concluiu que o ex-padre cometeu contra três vítimas o crime previsto no artigo 215 do Código Penal brasileiro: "ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima." A pena prevista é de dois a seis anos de reclusão.

A reportagem ligou para o celular do ex-padre, mas ninguém atendeu. O advogado do ex-padre afirmou que "pretende se manifestar apenas nos autos".

Relembre o caso


O caso foi revelado pela série de reportagens do UOL e pelo documentário "Nosso pai", publicados a partir do dia 30 de setembro de 2021. A investigação jornalística ouviu mais de 40 pessoas, entre vítimas, testemunhas da igreja e especialistas em direito penal, canônico e psicanálise.

Em uma dinâmica de abuso de poder, o padre Ernani usava seu lugar de líder espiritual para conquistar a confiança dos integrantes do mosteiro, se colocava como "um pai" com a intenção de envolvê-los pelo lado afetivo e oferecia "sessões de psicanálise" em que as próprias vítimas eram os pacientes.

Relatos dos crimes sexuais atribuídos a Ernani chegaram ao conhecimento da Igreja Católica por meio de investigações internas, mas o padre só foi afastado depois que ele mesmo pediu para sair do mosteiro, em agosto de 2018, alegando "cansaço" e "crise vocacional".

Dos 40 entrevistados, 19 afirmaram ser vítimas do ex-padre Ernani: oito homens, com idades entre 20 e 43 anos, acusam o religioso de ter cometido crimes sexuais. E 11 pessoas, de assédio moral, dizem que sofreram constrangimentos e agressões verbais — dez eram mulheres.

O papa Francisco desligou Ernani Maia dos Reis da Igreja Católica no dia seguinte à publicação da reportagem. A nota assinada pelo arcebispo informava que o ex-padre Ernani Maia dos Reis pediu afastamento da comunidade em 2018, perdendo automaticamente os direitos próprios do estado clerical. Exortou também fieis a não solicitarem sacramentos do ex-padre.

O arcebispo de Pouso Alegre (MG), dom José Luiz Majella Delgado, informou em comunicado que o papa Francisco "dispensou Ernani Maia dos Reis do celibato e de todas as demais obrigações inerentes ao estado clerical e decorrentes das Sagradas Ordens".