Defesa Civil de Penedo realiza ação preventiva na zona rural do município

Por redação com assessoria 25/01/2022 20h08
Por redação com assessoria 25/01/2022 20h08
Defesa Civil de Penedo realiza ação preventiva na zona rural do município
Vazão do rio São Francisco sobe para 4.000 m³/segundo na Usina de Xingó - Foto: Assessoria

A Defesa Civil de Penedo cumpre mais uma ação preventiva relacionada com o alerta de cheia para a região do Baixo São Francisco.

A estrada de acesso ao povoado Ilha das Canas está sendo recuperada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSP), pasta responsável pela recuperação e manutenção de rodovias e ruas, dentre outros trabalhos cotidianos da gestão Crescendo Com Seu Povo.

“Iniciamos os trabalhos hoje (terça, 25) e até quinta-feira essa estrada deve estar toda regularizada”, informa o engenheiro Ivo Costa, Secretário da SEMSP e membro da Defesa Civil de Penedo.

A intervenção na comunidade historicamente afetada pelo aumento do nível do rio São Francisco viabiliza o tráfego de veículos, facilitando assim o resgate de pessoas e material, caso se faça necessário, apoio que a Prefeitura de Penedo levou aos comerciantes da Prainha.

Defesa Civil de Penedo orienta desocupação da Prainha


A área pública de lazer frequentada por banhistas locais e turistas está inundada desde o último final de semana e foi visitada pela Defesa Civil, órgão que recorre aos meios de comunicação de massa e ferramentas da Internet para informar sobre medidas de precaução.

O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, informa que a vazão atual do rio entre Alagoas e Sergipe é de quatro mil metros cúbicos por segundo e destaca a atuação do governo Ronaldo Lopes.

“Nós estamos orientando as prefeituras e acompanhamos especificamente a Prefeitura de Penedo que instalou a sua Sala de Situações e de Crises e a Defesa Civil, que tomou várias providências”, informa Maciel Oliveira.

De acordo com informe divulgado pela Chesf, a vazão de 4.000 m/s será mantida até a o primeiro dia de fevereiro, média que pode variar conforme a elevação dos reservatórios das usinas hidrelétricas, assim como devido às chuvas em nossa região.