Internação de vacinados com duas doses é quase zero em AL, diz infectologista

Por redação com Gazetaweb 23/01/2022 08h08 - Atualizado em 23/01/2022 08h08
Por redação com Gazetaweb 23/01/2022 08h08 Atualizado em 23/01/2022 08h08
Internação de vacinados com duas doses é quase zero em AL, diz infectologista
Vacinação contra Covid-19 - Foto: Foto Fernando Vinícius/Decom PMP

Reforçando um discurso que vem sendo repetido desde o dia 19 de janeiro do ano passado, quando teve início a vacinação contra a Covid-19 em Alagoas, a médica infectologista Claudiane Bezerra pediu, mais uma vez, que a população procure se imunizar assim que tiver a oportunidade.

A profissional também enfatizou que as pessoas não devem escolher vacina e nem ter medo dos efeitos colaterais. Segundo ela, é importante completar o ciclo vacinal e que pessoas vacinadas com as duas doses e a dose de reforço internam quase zero em Alagoas. "As pessoas não imunizadas têm maiores chances de se infectar e de desenvolver formas graves da Covid-19, como também de ficarem internadas", disse.

Em Alagoas, após um ano do início da vacinação, mais de 286 mil alagoanos ainda não tomaram nenhuma dose contra Covid, o que preocupa Claudiane. A médica lembrou que o objetivo principal da vacina é evitar casos graves da doença, que possam ter como desfecho internação em UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e óbito, e depois evitar a disseminação do vírus.

"Observamos que, neste momento, as pessoas que estão internando com a Covid-19 são aquelas que não tomaram a vacina ou que não concluíram o esquema vacinal. A vacina é importante para evitar formas graves da doença, levando a sintomas mais brandos e deixa o indivíduo com potencial de carga viral mais baixa, fazendo com que ele dissemine menos o vírus", frisou.

Ainda sobre as vacinas, Claudiane Bezerra destacou que a capacidade de proteção delas está diretamente ligada à quantidade de vírus que circula nos ambientes. Por isso é tão importante que a população continue obedecendo aos protocolos de segurança e, principalmente, cuidando o distanciamento social, para ajudar a evitar a disseminação.

"No momento, há uma grande circulação do vírus SARS-CoV-2 - Covid-19 -, então, mesmo as pessoas vacinas, elas precisam manter as medidas de precaução já bastante disseminadas: uso correto da máscara, higienização frequente das mãos e evitar tocar em mucosas de olhos, boca e nariz sem que esteja com as mãos adequadamente limpas. Além disso, é essencial manter o distanciamento social'.

A medica também alerta: "Para aquelas pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto ou mesmo que não tomaram a vacina, além das medidas de higiene, é preciso elas procurem um posto de vacinação. Só com todos devidamente imunizados conseguiremos vencer a pandemia da Covid-19".

LEITOS


Dos 406 leitos para atender pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 200 estavam ocupados até as 16 horas da quarta-feira (19), o que corresponde a 49% do total. Até quarta, 80 pacientes estavam internados nos leitos de UTI, dois pacientes nos leitos Intermediários e 118 nos leitos de Enfermaria, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).