Segunda edição do Castra Pet é realizada em Penedo

A segunda edição do programa de castração gratuita de cães e gatos em Penedo (Castra Pet) está sendo realizado nesta sexta-feira, 21.
O serviço promovido pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), é direcionado para famílias de baixa renda e realizado em parceria com o curso de Medicina Veterinária do CESMAC e clínica especializada.
A unidade móvel para a realização dos procedimentos cirúrgicos está ao lado da Praça Clementino do Monte, onde o atendimento de 50 animais por edição ocorre seguindo agendamento para ordenar a realização dos últimos exames e da castração.
Com a cadela Anita nos braços, Gislene dos Santos passava tranquilidade para o animal de estimação avaliado por uma das concluintes em Veterinária que compõem a equipe orientada por Raíssa Salgueiro, coordenadora do curso da instituição de ensino parceira do Castra Pet.
“Anita só tem 3 anos e já deu duas crias, cada uma com três filhotes que vendemos. Como eu percebi que ela fica muito debilitada na gestação, depois de parir e durante a amamentação, decidi pela castração”, explica Gislene.
Nilza da Silva também precisa impedir que um dos cachorros que cria continue em condições de reprodução, mas como não fez o cadastro prévio divulgado pela Prefeitura de Penedo, terá que aguardar a edição do Castra Pet em fevereiro.
Ela conta que tem um casal de cães, Branquinho e Lupita, e precisa castrar o pet macho, assistência gratuita criada no governo Ronaldo Lopes que está disponível para famílias de baixa renda, sendo para um animal doméstico (cão ou gato) por grupo familiar.
A Diretora de Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde da SEMS, Jamila Peixoto, informa que o perfil do público-alvo é avaliado por assistente social no ato do cadastro dos interessados.
“Após essa etapa, nossa equipe visita a casa da pessoa para avaliar a condição clínica do animal, inclusive com a realização de teste rápido para calazar. Os casos positivos são excluídos do Castra Pet e nós informamos ao LACEN”, diz Jamila sobre o trabalho que identificou, entre os 50 cadastrados na 1ª edição do Castra Pet, quatro cães com calazar.
Os pets em condições de receber o procedimento de castração precisam estar em jejum, de água e de comida, até oito horas antes da cirurgia. Além disso, é administrada medição pré e pós-operatória, com orientação ao dono do animal doméstico sobre a necessidade de proteger o local dos pontos.
Últimas Notícias

Enquanto gravava matéria sobre afogamento, repórter pisa em corpo de menina que estava desaparecida

Sindicato dos Advogados de Alagoas esclarece dúvidas sobre herança e divisão de bens

Bope prende suspeito com aparelhos eletrônicos roubados em Maceió

Após 3 anos foragido, professor acusado de abusar sexualmente de 18 alunas é preso escondido debaixo de sofá

Operação conjunta intensifica fiscalização ambiental em áreas protegidas de Maceió
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
