Complexo Tarcizo Freire realiza Musicoterapia com praticantes da Instituição

Por Assessoria 19/01/2022 07h07
Por Assessoria 19/01/2022 07h07
Complexo Tarcizo Freire realiza Musicoterapia com praticantes da Instituição
Musicoterapia no Complexo Tarcizo Freire - Foto: Reprodução

Pensando em contribuir ainda mais na reabilitação de seus praticantes e melhorar a qualidade de vida deles por meio da música, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está incluindo em suas atividades a Musicoterapia, um conjunto de técnicas que utiliza a música e seus elementos na prevenção, tratamento e reabilitação do indivíduo.

A iniciativa faz parte de um projeto de estágio que o Complexo Tarcizo Freire juntamente com a Faculdade Censupeg, vem desenvolvendo, com o objetivo de proporcionar ao aluno uma experiência de autoconhecimento ao lado de um profissional, assim como, auxiliar no tratamento das pessoas que são assistidas pela instituição.

Sendo uma terapia autoexpressiva, a Musicoterapia visa facilitar e encontrar caminhos de comunicação que trabalham não só a linguagem verbal. Geralmente, são usados músicas e sons, sempre utilizando o universo sonoro como discurso principal.

O estagiário Ailton Souto é músico, para ele, o período com a Musicoterapia no Complexo Tarcizo Freire está sendo uma experiência muito rica, devido ao leque de especialidades que a instituição oferece. “Tem sido muito gratificante porque podemos ajudar muita gente com algum tipo de deficiência seja portadores de problemas motores, autistas, deficientes mentais ou pessoas com algum tipo de distúrbio”, define.

“Além de gratificante a realização do estágio de Musicoterapia no Complexo Tarcizo Freire está sendo de extrema importância para nossa formação, pois nos possibilita o contato com diversos profissionais da área da saúde, assim como, com a alta demanda de pacientes de diversos municípios alagoanos”, afirmou o estagiário José Carlos.

De acordo com o coordenador técnico do Complexo o fisioterapeuta José Augusto, que também é músico, a Musicoterapia também aperfeiçoa a qualidade de vida e melhora as condições físicas de saúde e bem-estar do praticante.

“A Musicoterapia busca desenvolver potenciais e restaurar funções do indivíduo para que ele alcance uma melhor organização intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento. Por isso, já estamos estudando a possibilidade de trabalhar a Musicoterapia na área da Equoterapia”, disse Augusto.