Praias de Maceió têm nove pontos considerados impróprios para banho; confira

07/01/2022 16h04
07/01/2022 16h04
Praias de Maceió têm nove pontos considerados impróprios para banho; confira
Praia - Foto: Reprodução

As praias de Maceió tiveram nove pontos considerados impróprios para banho. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), que fez a coleta da água na última terça-feira (4), e leva em consideração o período de chuva durante as 24 horas que antecederam a coleta de amostras.

O número equivale a 45% dos pontos pesquisados em praias da capital alagoana. Dentre os locais estão: dois pontos na Praia da Avenida, dois pontos na Praia do Pontal da Barra, um ponto na Praia da Jatiúca, três pontos na Praia de Cruz das Almas e um ponto na Praia de Jacarecica.

No Litoral Norte de Alagoas, três pontos foram considerados impróprios para banho. A coleta foi realizada na última quarta-feira (5). Os pontos inapropriados são na Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado, na Foz do Rio Maragogi e em frente à Foz do Rio Persinunga. Já no Litoral Sul, apenas um ponto foi considerado impróprio, sendo no Rio Niquim.

Para ser considerada própria para banho, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece alguns critérios, por este motivo é necessária a realização da análise.


“As praias são consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL”, informou o Conselho Nacional do Meio Ambiente.