Como trabalhar com Bitcoin e outras criptomoedas?

23/12/2021 22h10
23/12/2021 22h10
Como trabalhar com Bitcoin e outras criptomoedas?
Bitcoin - Foto: Bitcoin

O Bitcoin (BTC) tem chamado a atenção de diversos investidores, inclusive de pessoas que querem começar a popularizar a ideia de receber o salário em BTC. A criptomoeda surgiu com o intuito de trazer liberdade financeira.

Pensando nisso, cada vez mais entusiastas da criptomoeda estão buscando a ideia de trabalhar e receber o salário em Bitcoin ou outra criptomoeda. A iniciativa visa trazer mais liberdade e simplicidade nos pagamentos.

Como trabalhar com Bitcoin e outras criptomoedas?


O interesse sobre como ganhar dinheiro com Bitcoin e outras criptomoedas vem crescendo cada vez mais. Principalmente nos últimos meses, com a notícia de que o grande jogador Lionel Messi vai receber parte do salário no clube Paris Saint-Germain em criptomoeda.

A novidade movimentou o mercado e cada vez mais pessoas ficaram interessadas em buscar uma chance para receber o salário em Bitcoin ou em outras criptomoedas.

Receber em Bitcoin se tornou tão atrativo por conta das vantagens que a criptomoeda proporciona.
O Bitcoin (BTC), é a primeira a principal moeda descentralizada, portanto, não há instituições ou bancos por trás da moeda.

A criptomoeda é um ativo que proporciona mais liberdade financeira, descentralização e facilidade nas transações, podendo ser utilizada como uma moeda global, já que as transações internacionais com Bitcoin são muito mais acessíveis do que as moedas fiat.

Pensando nisso, receber pagamento em criptomoeda pode ser uma boa opção para os entusiastas que querem receber o ativo em Bitcoin. Mas, confira algumas das formas de conseguir trabalhar e receber em Bitcoin.

1 - Freelancer


Uma das formas mais práticas de conseguir trabalhar e receber em Bitcoin é ser freelancer. Pois, existem plataformas que oferecem pagamento em BTC para os freelancers que produzem conteúdos, programadores, desenvolvedores web, designers gráficos, entre outras profissões.

Alguns portais de emprego para se candidatar e receber em Bitcoin são: XBTFreelancer, Bitlancerr, Coinality, Cryptogrid e BitGigs. O mais popular é o Jobs4Bitcoin, em que os usuários podem encontrar anúncios de emprego e oferecer os serviços em troca de pagamento da criptomoeda.

O profissional pode dedicar-se às atividades e aos freela por tempo integral, ou ter um emprego fixo e ainda candidatar as vagas para ter renda extra recebendo em Bitcoin.

2 - Comércio


Outro ponto, é poder abrir um comércio que aceite em Bitcoin, uma vez que está cada vez mais fácil receber a criptomoeda como forma de pagamento. Assim, o dono do estabelecimento poderá trabalhar com a venda de produtos e receber tanto em Reais quanto em Bitcoin ou em outras criptomoedas.

Além disso, essa venda não precisa ser necessariamente presencial. Abrir uma loja digital também pode possibilitar ao responsável receber as criptomoedas como forma de pagamento.

Basta buscar uma plataforma que possa fazer a integração da sua loja com as criptomoedas, ou buscar um formato em que o comprador possa enviar os BTCs para a carteira do vendedor, e assim aprovar a compra.

3 - Compartilhamento de arquivos.


Por fim, outra forma é por meio do compartilhamento de arquivos, semelhante ao BitTorrent, o JoyStream oferece tokens e Bitcoin para as pessoas que distribuírem conteúdo para todos os usuários fazerem o download.

É possível criar vídeos sendo streaming de jogos para receber as recompensas em criptomoedas. Mas é claro que também é possível se candidatar às vagas de empresas que oferecem o Bitcoin como pagamento, basta ver algumas empresas do mercado cripto que tenham vagas abertas e ver a possibilidade de receber o salário em Bitcoin.

Como armazenar o Bitcoin


Após receber o salário ou ter começado a comprar a criptomoeda, é importante que saiba como armazenar o Bitcoin. O local mais seguro para manter os ativos são conhecidos como carteiras, tendo as carteiras quentes (hot wallets), que são on-line e as carteiras frias (cold wallets), que são destinadas ao armazenamento da moeda offline.

Caso queira utilizar o Bitcoin no dia a dia, é importante escolher carteiras on-line que vão facilitar o processo. Mas caso o investidor esteja optando por manter o Bitcoin a longo prazo, é importante que procure uma carteira fria, que seja offline.

Portanto, cada carteira tem sua funcionalidade, vantagens e desvantagens, cabe ao investidor planejar o que fará com os Bitcoins recebidos no trabalho e definir a melhor opção para armazenar suas criptomoedas.

Enfim, entender sobre a criptomoeda e como armazenar o ativo, torna as negociações com Bitcoin mais fáceis, principalmente para aqueles que vão receber o Bitcoin como forma de pagamento e vão ter que prezar pela segurança da moeda.