Após retomar abastecimento de água na parte alta de Maceió, sistema é paralisado de novo

Por Redação, com g1 22/12/2021 14h02
Por Redação, com g1 22/12/2021 14h02
Após retomar abastecimento de água na parte alta de Maceió, sistema é paralisado de novo
Após retomar abastecimento de água na parte alta de Maceió, sistema é paralisado de novo - Foto: Ascom BRK

A empresa BRK Ambiental informou nesta quarta-feira (22) que o Sistema Aviação, que abastece bairros da parte alta de Maceió, foi paralisado de novo para manutenção emergencial. O sistema retomou o funcionamento na terça (21), porém apresentou problemas nas interligações das tubulações e o bombeamento de água precisou ser interrompido.

Cerca de 11 bairros da parte alta da capital estão sem água há mais de dois meses. O motivo foi o rompimento da antiga adutora do sistema no dia 20 de outubro.

A empresa vem realizando a recuperação do sistema desde então. Na segunda, dia 20 de dezembro, foi anunciado que o trabalho tinha sido finalizado e que o abastecimento seria normalizado em até quatro dias.

A BRK informou que o processo de retomada do bombeamento da água no sistema foi iniciado na terça (21), como programado, mas nesta madrugada o sistema apresentou problemas nas luvas das interligações que conectam a adutora ao novo trecho a tubulação que precisou ser construído.

“Ontem, ao retornar o bombeamento, quando atingiu 70% da capacidade, dois imprevistos fora do controle da concessionária ocorreram, duas peças instaladas nas interligações apresentaram vazamento, neste momento as equipes pararam o bombeamento”, informou o diretor operacional da BRK em Alagoas, Herbert Dantas.

Segundo a empresa, a substituição das luvas já foi iniciada, mas não há prazo para a finalização do serviço, ou para o retorno da água.

“O bombeamento foi parado para que o time que estava acompanhando pudesse entrar e reparar esses ponto de vazamento, as equipes estão trabalhando desde a madrugada de hoje, para que tão logo seja concluído o serviço”, completou Dantas.

A falta de água afetou a vida de muitos moradores. Elisângela Oliveira precisou contar com a amiga para tentar manter a casa em ordem. “Eu tenho uma amiga que a água da casa dela é de poço, aí sempre eu vou pra lá buscar água, levo roupa, levo louça, não vejo a hora de chegar a água pra gente poder ter a nossa vida normal”, comentou.

Para quem tem negócios na região, a situação afetou diretamente a renda da família. A cabeleireira Cínthia Fernanda, conta que perdeu muitas clientes nesses dois meses.

“Sem a água, a gente precisa desmarcar com as clientes ou eu preciso ir na casa das clientes, e eu gasto dinheiro com Uber, com passagem. Cada dia é mais complicado”, disse Cínthia.

Em reunião na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), a Comissão de Fiscalização e Controle deu prazo até 23 de dezembro para que a BRK Ambiental normalize o fornecimento de água.