MPF pede que Funai e Prefeitura forneçam informações sobre a situação dos indígenas venezuelanos em Arapiraca
O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Arapiraca (SMDS), pedindo informações sobre a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao que estão vivendo de forma precária na cidade do Agreste alagoano. Os órgãos devem enviar os detalhes em até 48 horas.
Leia a nota da Prefeitura ao final da matéria. A reportagem tenta contato a Funai.
O MPF também solicitou esclarecimentos em relação às medidas emergenciais adotadas para que os indígenas sejam amparados. Eles estariam em um salão sem nenhuma ventilação no momento.
O grupo de venezuelanos é composto por pessoas de todas as idades. Elas viajaram para Alagoas com o objetivo de fugir dos conflitos e dificuldades enfrentados pelo país natal.
Os documentos com as solicitações do MPF foram expedidos na última quarta-feira (15). O órgão informou também que requisitou da Funai "informações se o agrupamento pretende estabelecer estadia temporária ou permanente em Arapiraca, além de explicações sobre o local em que estão residindo os Warao no momento".
Veja a nota na íntegra:
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que tem atuado no acolhimento dos refugiados venezuelanos desde setembro, quando teve ciência do primeiro grupo que veio a chegar no município.
Nesse período, diversos serviços como o Centro Pop, Serviço Especializado de Abordagem Social e o Alojamento Provisório foram acionados para buscar a garantia de direitos dos migrantes, mesmo diante da sobrecarga gerada diante da alta demanda.
Apoiados por voluntários, os próprios venezuelanos alugaram o galpão onde estão morando atualmente. Após a iniciativa da sociedade civil em locar o espaço e assumir a primeira parcela do aluguel, a SMDS assumiu os aluguéis de novembro e dezembro.
Também foram realizadas articulações com as políticas de saúde e educação, no sentido de garantir a amplitude de direitos desse público, ao tempo em que a secretaria de Desenvolvimento Social está em busca de um imóvel mais apropriado para o acolhimento dos mesmos.
Últimas Notícias
PRF prende homem por receptação e adulteração de sinal identificador, em Teotônio Vilela
PRF recupera três motocicletas adulteradas na Região Metropolitana de Maceió
Por que o AVC e o infarto estão atingindo cada vez mais adultos jovens?
Operação Bomba Oculta mira laços do PCC no setor de combustíveis e fecha 10 mil postos
Concurso público da Sefaz oferece vagas para auditor fiscal da Administração Tributária Estadual
Vídeos mais vistos
Bate-papo com jovens na Casa Nezinho
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Entrega de ginásio poliesportivo na Lagoa do Rancho
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

