Justiça obriga Unimed Maceió a fornecer UTI aérea para menino com câncer terminal

Por Sidinéia Tavares/Redação 15/12/2021 10h10
Por Sidinéia Tavares/Redação 15/12/2021 10h10
Justiça obriga Unimed Maceió a fornecer UTI aérea para menino com câncer terminal
Eliabe precisa ser trazido para Alagoas - Foto: Redes sociais

O Plano de Saúde, Unimed Maceió, deverá realizar o transporte em UTI aérea do pequeno Eliabe Cordeiro Rodrigues dos Santos, de apenas 2 anos. Ele está com câncer terminal, em tratamento paliativo e precisa ser transportado de São Paulo para Maceió, em Alagoas.

Os pais de Eliabe receberam autorização médica para transportar o menino do GRAACC de São Paulo, onde ele está internado desde agosto, para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Porém o transporte foi negado pela Unimed Maceió. Em sua justificativa, a Unimed afirma que, segundo critérios da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, a remoção somente seria obrigatória se houvesse a falta de recursos para continuidade do tratamento na unidade de saúde de origem.

O pequeno Eliabe sofre com neuroblastoma em estadio 4, quando o tumor já se disseminou para outras partes do corpo. 

Diante da negativa do plano, o juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, da 3ª Vara Cível de Maceió, determinou que a concessionária de saúde deverá autorizar, em até 72h, o transporte da criança. O juiz determinou uma multa de R$ 5 mil por dia, em caso de descumprimento da decisão.