Em laudo, IMA conclui que Prefeitura de Maceió é a responsável pelo lançamento de efluentes na orla

Por Redação 09/12/2021 17h05
Por Redação 09/12/2021 17h05
Em laudo, IMA conclui que Prefeitura de Maceió é a responsável pelo lançamento de efluentes na orla
IMA realizou perícia em conjunto com a PF - Foto: Ascom PF

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) concluiu nesta quinta (9), através do Laboratório de Estudos Ambientais, a análise feita em amostras recolhidas na orla de Maceió, após o caso envolvendo o lançamento de efluentes em pontos das praias da capital. O resultado aponta que a responsabilidade pelo crime ambiental é da Prefeitura de Maceió.

Uma grande concentração de coliformes fecais foi encontrada nas amostras que foram coletadas nas proximidades do bar Lopana, local onde um vídeo registrado no último domingo (5) viralizou na internet.

O resultado apontou 1.700.000 NPM (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água, quando o máximo permitido é 2.500 por 100 mL, segundo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente N° 357/2011.

Com a ajuda da Polícia Federal, uma outra amostra foi coletada em uma galeria na Jatiúca e o resultado foi de 6.800 NPM de Escherichia coli por 100 mL, número que também é elevado.

No mar, as amostras coletadas apresentaram resultados parecidos. O relatório do IMA será utilizado no parecer do instituto, que resultou em uma multa de R$ 100 mil à Prefeitura de Maceió.

O Já é Notícia aguarda resposta da Prefeitura sobre o laudo.