Vídeo. Esgoto invade praia da Ponta Verde e Prefeitura é multada em R$ 100 mil
Banhistas, que estavam na Praia da Ponta Verde, foram surpreendidos após o esgoto tomar parte da praia, no último domingo, 05. O transbordamento repentino fez com que banhistas deixassem o espaço às pressas, em meio ao esgoto.
A invasão do esgoto causou prejuízo aos ambulantes que estavam no local. Além de ficar sem clientes, eles tiveram que retirar as mesas e cadeiras e ainda abrir valas na areia, para baixar o volume da água.
Nesta segunda-feira, 06, após o episódio na Praia da Ponta Verde, o Instituto do Meio Ambiente multou a Prefeitura de Maceió em R$ 100 mil.
Ainda no domingo. a equipe técnica do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA coletou amostras da água para análise e o resultado deve ser concluído em cerca de quatro dias.
De acordo com o IMA, além da Ponta Verde, foram encontrados mais quatro galerias pluviais na orla em situação de lançamento de esgoto, entre Pajuçara e Cruz das Almas, apresentando manchas escuras no mar e forte odor. "Com base na legislação ambiental, o IMA lavrou auto de infração à Prefeitura de Maceió por lançamento de efluentes sem tratamento, sob multa de R$ 100 mil – pois a drenagem de galerias pluviais é de responsabilidade de gestão municipal", informou o IMA.
No domingo, a Prefeitura de Maceió emitiu uma nota sobre as ações de minimização dos danos na orla marítima.
Veja a nota da Prefeitura
A Prefeitura de Maceió informa que existe um grupo de trabalho estabelecido que já está tratando da questão das línguas sujas na capital. Tema que foi negligenciado durante muitos anos. O grupo conta com a participação direta de oito secretarias, da BRK e tem coordenação do secretário executivo, Claydson Moura. Em reunião, realizada na última quinta-feira, foi assumido um compromisso de cooperação pela BRK, que terá início ainda em dezembro, para a recuperação total das 11 estações elevatórias, que foram subdimensionadas por anos com bombas erradas, painéis queimados e sem nenhuma logística de infraestrutrura.
Reforçamos que a maior parte da água escura vista é fruto do lixo jogado, da água da chuva e de ligações clandestinas de esgoto. Os estudos já foram finalizados e a BRK se comprometeu a iniciar os trabalhos. As instituições estarão juntas em uma grande força tarefa. A operação será coordenada pelo secretário executivo, Sudes e Seminfra; além da participação da Semtel, Semscs e Sedet.
Assista:
Últimas Notícias
Polícia Civil investiga homicídio de pessoa em situação de rua no bairro do Poço, em Maceió
Homem que matou companheira em Jequiá da Praia é capturado em Joaquim Gomes
Homem efetua disparos de arma de fogo para o alto e é preso em flagrante, em Arapiraca
Ramiro Valdés, comandante da Revolução Cubana, morre aos 94 anos
Dois adolescentes são flagrados com peças de carne furtadas em estabelecimento no Centro de Arapiraca
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca

