Vídeo. Esgoto invade praia da Ponta Verde e Prefeitura é multada em R$ 100 mil
Banhistas, que estavam na Praia da Ponta Verde, foram surpreendidos após o esgoto tomar parte da praia, no último domingo, 05. O transbordamento repentino fez com que banhistas deixassem o espaço às pressas, em meio ao esgoto.
A invasão do esgoto causou prejuízo aos ambulantes que estavam no local. Além de ficar sem clientes, eles tiveram que retirar as mesas e cadeiras e ainda abrir valas na areia, para baixar o volume da água.
Nesta segunda-feira, 06, após o episódio na Praia da Ponta Verde, o Instituto do Meio Ambiente multou a Prefeitura de Maceió em R$ 100 mil.
Ainda no domingo. a equipe técnica do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA coletou amostras da água para análise e o resultado deve ser concluído em cerca de quatro dias.
De acordo com o IMA, além da Ponta Verde, foram encontrados mais quatro galerias pluviais na orla em situação de lançamento de esgoto, entre Pajuçara e Cruz das Almas, apresentando manchas escuras no mar e forte odor. "Com base na legislação ambiental, o IMA lavrou auto de infração à Prefeitura de Maceió por lançamento de efluentes sem tratamento, sob multa de R$ 100 mil – pois a drenagem de galerias pluviais é de responsabilidade de gestão municipal", informou o IMA.
No domingo, a Prefeitura de Maceió emitiu uma nota sobre as ações de minimização dos danos na orla marítima.
Veja a nota da Prefeitura
A Prefeitura de Maceió informa que existe um grupo de trabalho estabelecido que já está tratando da questão das línguas sujas na capital. Tema que foi negligenciado durante muitos anos. O grupo conta com a participação direta de oito secretarias, da BRK e tem coordenação do secretário executivo, Claydson Moura. Em reunião, realizada na última quinta-feira, foi assumido um compromisso de cooperação pela BRK, que terá início ainda em dezembro, para a recuperação total das 11 estações elevatórias, que foram subdimensionadas por anos com bombas erradas, painéis queimados e sem nenhuma logística de infraestrutrura.
Reforçamos que a maior parte da água escura vista é fruto do lixo jogado, da água da chuva e de ligações clandestinas de esgoto. Os estudos já foram finalizados e a BRK se comprometeu a iniciar os trabalhos. As instituições estarão juntas em uma grande força tarefa. A operação será coordenada pelo secretário executivo, Sudes e Seminfra; além da participação da Semtel, Semscs e Sedet.
Assista:
Últimas Notícias
Dono do perfil Notícias da Hora, Genival Alves morre no Hospital Regional, em Arapiraca
Caminhão-tanque tomba e explode no interior de Alagoas; PRF orienta sobre desvio para motoristas
Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer anuncia que irá renunciar
Prefeito Leandro Silva anuncia programação para celebrar os 79 anos de emancipação política com maratona de inaugurações e grandes shows
Polícia Civil investiga homicídio de pessoa em situação de rua no bairro do Poço, em Maceió
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca

