Polícia Federal realiza operação contra fraudes financeiras no Sertão alagoano

Contratos investigados aproximam-se de R$ 1,5 milhões

Por Sidinéia Tavares/Redação com Ascom PF 02/12/2021 07h07 - Atualizado em 02/12/2021 08h08
Por Sidinéia Tavares/Redação com Ascom PF 02/12/2021 07h07 Atualizado em 02/12/2021 08h08
Polícia Federal realiza operação contra fraudes financeiras no Sertão alagoano
Operação da PF em Delmiro Gouveia - Foto: Ascom PF AL

Está ocorrendo na manhã desta quinta-feira, 02, a Operação Pasto de Papel, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em Alagoas. A operação ocorre na cidade de Delmiro Gouveia e adjacências, no Sertão de Alagoas.

Conforme a PF, a operação tem o objetivo de investigar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. A Operação Pasto de Papel teve apoio do Banco do Brasil, instituição bancária que opera a concessão dos financiamentos relacionados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

As investigações indicam que um determinado grupo, através de simulações de contratos de promessa de compra e venda, comodato e de outras formas capazes de sugerir titularidade de uma propriedade rural, além de outras fraudes na instrução dos pedidos de financiamento, conseguiu obter a liberação dos recursos.

Ao ter os recursos disponíveis nas contas bancárias, o grupo se apropriava do dinheiro, fazendo-o circular entre os membros da própria associação criminosa. O dinheiro também era transferido para terceiros, que aparentemente não tinham qualquer atividade profissional que justificassem as transferências.

Aproximadamente 50 Policiais Federais foram mobilizados para dar cumprimento a 10 mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo juízo da 11° Vara Federal de Alagoas, Subseção de Santana Do Ipanema.

A Polícia Federal estima que o valor dos contratos investigados pode se aproximar de R$ 1,5 milhões.

Os documentos apreendidos serão juntados ao inquérito policial instaurado na Polícia Federal em Alagoas, que está em andamento.