Gabarito do Enem 2021 já está disponível; veja como acessá-lo e saiba como se saiu na prova
O Inep, órgão do Ministério da Educação, divulgou nesta quarta (1°) o gabarito oficial do Enem 2021. Os candidatos podem acessá-lo na página oficial do instituto. Com o gabarito, no entanto, não é possível antecipar a nota obtida na prova, apenas o número total de acertos. O cálculo da nota não é possível porque o exame é elaborado com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), no qual o acerto em cada questão pode ter pesos diferentes no resultado final.
Segundo o edital, a nota final dos candidatos só será divulgada em 11 de fevereiro. As provas do Enem aconteceram nos dias 21 e 28 de novembro com o menor número de participantes desde 2014. Dos 3,1 milhões de inscritos, 930 mil não compareceram ao exame -uma abstenção de 29,9%.
A edição 2021 do Enem, a terceira sob o governo Jair Bolsonaro (PL), foi marcada por uma série de turbulências e controvérsias. Às vésperas do exame, dezenas de servidores do Inep pediram demissão de cargos de confiança e denunciaram situações de assédio moral que sofreram para suprimir perguntas com temas considerados inadequados pela gestão do órgão.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, já que, com o resultado da prova, os candidatos conseguem tentar vagas nas principais universidades públicas do país. Além de acessar programas como Fies e Prouni.
Além dos candidatos que fizeram as provas em novembro, outros 280.145 inscritos farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, nas datas da reaplicação do exame (para eventuais casos de falhas na aplicação, como falta de energia, ou para quem comprove ter contraído Covid-19) e da aplicação para pessoas privadas de liberdade.
O grupo faz parte dos inscritos que conseguiram se inscrever com isenção após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). O governo tinha se recusado a liberar isenções aos faltosos da última edição, realizada em momento crítico da pandemia.
Nestes mesmos dias farão o exame candidatos prejudicados na aplicação por algum motivo de força maior, como os jovens do complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que perderam o primeiro dia do Enem por causa da operação da Polícia Militar que deixou nove pessoas mortas.
Últimas Notícias
Irmãos artistas plásticos realizam primeira exposição na cidade histórica de Piranhas
Aprovado projeto que reconhece fibromiálgicos como pessoas com deficiência
Vizinhos olham criança tomar banho, pedem beijos e chamam vítima para entrar em casa abandonada, em AL; um dos autores foi preso em flagrante
Casal efetua manutenção em adutora que abastece Junqueiro e São Sebastião

