Zeca Baleiro fala sobre cantar em Arapiraca e de admiração aos artistas alagoanos; assista

Por Sidinéia Tavares/Redação 29/11/2021 21h09 - Atualizado em 30/11/2021 11h11
Por Sidinéia Tavares/Redação 29/11/2021 21h09 Atualizado em 30/11/2021 11h11
Zeca Baleiro fala sobre cantar em Arapiraca e de admiração aos artistas alagoanos; assista
Entrevista coletiva com Zeca Baleiro - Foto: Lohuama Alves

Passados 18 anos de sua última vinda a Arapiraca e quase sete anos desde seu último show em Alagoas, o cantor marenhense Zeca Baleiro abrilhantou o encerramento da III edição da Feira Literária de Arapiraca (Fliara), no último domingo, 28.

Em entrevista coletiva, Zeca Baleiro falou sobre encerrar uma feira literária e o quanto a literatura está ligada a música. "A emoção é grande, sobretudo por ser um evento que é uma feira literária. Que a seu modo estimula a leitura, o apreço, o gosto pela literatura. Num momento em que a cultura está uma coisa tão desprestigiada no Brasil. É uma forma de resistência. E música também flerta com a literatura".

Questionado sobre suas inspirações, Zeca Baleiro citou nomes do Rock e do baião, como Luiz Gonzaga. "Ouvi rádio nos anos 70, rádio AM, a gente ouvia de tudo, ouvia Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Pink Floyd, Elton Jhon", explicou. "É um pé no baião e um pé no Rock. Como o próprio Raulzito nos ensinou: é uma vela para Luiz Gonzaga e outra para Elvis Presley", brincou o cantor.

O artista também ressaltou a emoção de retornar ao nordeste e a volta dos shows. "Cada show agora é um evento de muita alegria, de muita emoção. Eu vejo que o público está muito ávido de sair, de cantar, de beber, de se divertir. Vir para o Nordeste é sempre uma emoção. O nordeste é um lugar a parte no mundo... Quando a gente pisa no Nordeste sente uma vibração diferente. É um povo musical, muitos mais alegre, muito mais caloroso, muito mais do toque, do carinho. E a gente sente a energia".

Zeca Baleiro também exaltou o talento dos artistas, músicos alagoanos, a exemplo de Hermeto Pascoal, Djavan e Júnior Almeida. "Aqui eu tenho muitos amigos, muitos ídolos. A gente está pertinho de Lagoa da Canoa, onde nasceu o grande Hermeto Pascoal. Aqui é terra de Djavan, é terra do Wado, que é um compositor que eu adoro, de Júnior Almeida. Um monte de gente bacana. E meu baixista é daqui de Alagoas".

Assista a entrevista completa: