Operação desarticula organização criminosa em Alagoas e no Rio Grande do Norte

Por Sidinéia Tavares/Redação com Ascom SSP AL 23/11/2021 08h08 - Atualizado em 23/11/2021 09h09
Por Sidinéia Tavares/Redação com Ascom SSP AL 23/11/2021 08h08 Atualizado em 23/11/2021 09h09
Operação desarticula organização criminosa em Alagoas e no Rio Grande do Norte
Operação Marmota, em Alagoas - Foto: Ascom SSP AL

Uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 23, para desarticular organizações criminosas.

A operação foi denominada de Marmota e cumpre 15 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão nas cidades de Maceió (no bairro Benedito Bentes), Olho D'água das Flores e em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

Até o momento, 10 pessoas foram detidas, uma delas o líder da organização criminosa, e uma quantidade de droga foi apreendida.

A operação é fruto de investigações da Polícia Civil e cumpre mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Os mandados foram expedidos após a comprovação, com provas técnicas, que os alvos da operação estão ligados ao tráfico de drogas, posse e porte legal de arma de fogo e homicídios.

Conforme a PC, o líder da organização criminosa é de Natal (RN) e de lá comandava as ações em Alagoas. Eles possuem ligação com uma facção criminosa nacional conhecida por cavar buracos em terrenos próximos dos pontos venda de drogas, para esconder o material e despistar a polícia.

Até o momento foram apreendidas uma espingarda, uma pistola .40 e um revólver calibre 32. Além de cocaína e tabletes de maconha, dinheiro, celulares e outros equipamentos. O material entorpecente ainda será pesado e o total apreendido será divulgado em breve.

Para o cumprimento dos mandados, foram empregados policiais militares dos 7º, 9º e 10º Batalhão, da Companhia de Operações Especiais do Sertão (COPES), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV), além do Canil do 3º Batalhão.

A Polícia Civil participou com agentes da 2ª Delegacia Regional de Polícia, comandados pelo delegado regional Hugo Leonardo, além de policiais da DEIC e da Asfixia. O Grupamento Aéreo da SSP também participou da operação.

No Rio Grande do Norte, a Operação Marmota contou com a colaboração do delegado Erick Gomes e de agentes da Divisão Especializada em Investigações e Combate ao Crime Organizado (DEICOR/RN).