Jó Pereira nega candidatura ao Governo do Estado e fala sobre ações em prol dos alagoanos

Parlamentar falou sobre combate a pobreza e ao câncer e sobre os direitos de produtores rurais

Por Sidineia Tavares/Redação 12/11/2021 20h08 - Atualizado em 13/11/2021 10h10
Por Sidineia Tavares/Redação 12/11/2021 20h08 Atualizado em 13/11/2021 10h10
Jó Pereira nega candidatura ao Governo do Estado e fala sobre ações em prol dos alagoanos
Entrevista deputada Jó Pereira - Foto: Josival Meneses/Já É Notícia

Em um bate papo descontraído com o Portal Já É Notícia, a deputada estadual Jó Pereira reafirmou seu compromisso com a população alagoana e afirmou que, até o momento, não pretende disputar a cadeira de mandatária ou vice ao Governo de Alagoas.

A parlamentar ressaltou que irá concorrer a um cargo público nas eleições de 2022, em Alagoas, “mas esse cargo é para contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, explicou a deputada.

“No momento, não sou pré-candidata a governadora, vice-governadora. Sou a deputada estadual Jó Pereira que está buscando trabalhar muito por Alagoas”, ressaltou a deputada, completando que as conversas políticas estão ocorrendo nos bastidores, em instâncias partidárias.

Assista a entrevista da deputada sobre as eleições de 2022:


Ações de Combate a pobreza

Ainda durante a entrevista, a deputada Jó Pereira ressaltou os trabalhos realizados para combater a pobreza e a necessidade de realização de ações integradas no Estado para minimizar precariedade de renda dos alagoanos. “É ausência de várias políticas públicas que dá a condição de pobreza e não só a ausência de renda”, observou a deputada.

Jó Pereira explicou necessidade das ações do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (FECOEP), nesse sentido de erradicação da pobreza em Alagoas. Além da criação de planejamento para que o FECOEP consiga viabilizar recursos internacionais e do Governo Federal para desenvolver Alagoas. “Somos o segundo Estado mais pobre da federação. Então, nós precisamos sim dos recursos federais. É certo que eles dão mais trabalho, mas mais trabalho exige mais esforço”.

Assista a entrevista sobre o FECOEP


Isenção de ICMS para produtor rural

Sobre as ações em prol do homem do campo, Jó Pereira lembrou uma série de direitos que os produtores rurais possuem e que por vezes não usufruem, seja por falta de conhecimento de tais direitos ou por não saberem como fazer uso desses benefícios.


Um dos direitos citados pela deputada foi a isenção do ICMS na conta de energia, ao qual o homem do campo possui. “É uma isenção que já existe. Para mim é impactante saber que desde 1999 nenhum agricultor conseguiu ingressar nessa isenção” lamentou a parlamentar.

Conforme a deputada, agora existe uma lei que permite facilitar o acesso a Lei. “Se desde 1999, 22 anos depois, ninguém acessou, tem alguma dificuldade, algum obstáculo que está impedindo. Quem não quer pagar menos na conta de energia? Principalmente nos dias de hoje, onde a conta de energia é sempre um custo a mais no nosso bolso. Imagine no bolso do agricultor”.

Para acessar esse benefício o produtor precisa ter a DAP (Declaração de Aptidão do produtor rural), disponibilizado pela Emater, pelas secretarias municipais de agricultura e pelos sindicatos rurais.

Entenda na entrevista como funciona a isenção do ICMS na conta de energia


Combate ao Câncer

Jó Pereira também falou sobre a importância da regulamentação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer (FECC), uma lei criada pela deputada Jó Pereira, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa.

O Fundo de Combate ao Câncer tem como uma de suas fontes de recurso a arrecadação do ICMS sobre cigarros, bebidas alcoólicas e agrotóxicos. A deputada ressalta que não é um imposto novo e apenas 5% são retirados da venda desses serviços. “Isso compõe os recursos do fundo”, explicou ela, completando que os valores estão em conta desde junho e só podem ser utilizado no combate ao câncer. Para que esses recursos sejam empregados é necessária apenas a regulamentação por parte do Governo do Estado.

Veja a entrevista sobre o fundo de combate ao câncer: