Prefeitura de Penedo e Expedição Científica realizam atividades nas escolas
Estudantes da rede pública municipal de Penedo participaram nesta segunda-feira, 08, de atividades promovidas pela gestão Crescendo Com Seu Povo em parceria com a 4ª Expedição Científica do Rio São Francisco, projeto liderado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Na Escola Barão de Penedo, localizada no bairro Santa Izabel, a programação foi direcionada à saúde bucal. Sob orientação da professora Cristiane Castro (Ufal) e do cirurgião dentista Fábio Costa (Secretaria Municipal de Saúde/SEMS), alunos e alunas aprenderam sobre a importância da escovação correta e demais cuidados com a higiene dos dentes.

Esse tipo de assistência é parte da rotina de trabalho do setor de saúde bucal da SEMS Penedo. Da mesma forma, as escolas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) trabalham a importância da coleta seletiva de lixo, outro assunto abordado nas ações desenvolvidas nos municípios visitados pela maior expedição científica do Brasil.
Na Escola Professor Wilton Lisboa Lucena, alunos e alunas aprenderam sobre os problemas gerados pela degradação do plástico no meio ambiente, tema da palestra dos professores José Vieira Silva (Ufal) e Vanildo Souza (UFRPE). Em seguida, plantaram mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, entre elas ipê e craibeira.

Nesta unidade de ensino da Semed, uma fossa agroecológica será instalada, ação apoiada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) que instalou um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na escola situada no bairro Raimundo Marinho.
Esse mesmo tipo equipamento foi instalado nas escolas Barão de Penedo e Douglas Apratto Tenório. Os PEVs servem para os coletores da Associação Recicla Penedo recolherem o material reciclável.
No bairro Santo Antônio, onde a nova Escola Douglas Apratto Tenório atende cerca de 380 estudantes, estudantes aprenderam sobre educação ambiental, inclusive com uso de jogos educativos.
A Expedição Científica também doou um notebook para a unidade de ensino que prepara um projeto-piloto de horta escolar, tema também abordado nesta segunda, 08.

O trabalho de investigação que envolve mais de 60 pesquisadores em diversas áreas mantém ações simultâneas nas cidades visitadas, com coleta de material para análise e outros tipos de estudos.
A programação em Penedo contou ainda com peixamento no rio São Francisco, no porto ribeirinho da cidade. Espécies nativas são reintroduzidas para repovoamento, ação desenvolvida pela Codevasf que também é parte das atividades da Expedição Científica.
Os expedicionários seguem na tarde de hoje até o município de Piaçabuçu e retornam a Penedo na quarta-feira, 10, para o encerramento dos trabalhos de campo.
Últimas Notícias
Pestalozzi Maceió é alvo de investigação da Polícia Federal
Caminhada “Por Cícera. Por Elas” reúne grande público no Bosque das Arapiracas
Governo Paulo Dantas inaugura escola indígena após 36 anos de espera em São Sebastião
Seduc abre pré-inscrições para curso básico de Libras na próxima segunda-feira

