Em visita, Renan Filho autoriza obras do Hospital Metropolitano do Agreste e novo Hemocentro de Arapiraca

Por Redação 28/10/2021 15h03 - Atualizado em 28/10/2021 17h05
Por Redação 28/10/2021 15h03 Atualizado em 28/10/2021 17h05
Em visita, Renan Filho autoriza obras do Hospital Metropolitano do Agreste e novo Hemocentro de Arapiraca
Renan Filho autoriza obras em Arapiraca - Foto: Márcio Ferreira

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário executivo de Saúde, Marcos Ramalho, autorizaram o começo das obras do Hospital Metropolitano do Agreste e de um novo Hemocentro, em Arapiraca. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (28), como parte dos festejos que marcam os 97 anos da maior cidade do Agreste.

"Isso é muito significativo e vai gerar três mil empregos diretos em um futuro próximo, 600 durante a obra. Vai ser fundamental para que Arapiraca ajude a atender toda a 2ª macrorregião de saúde, que engloba o Agreste e o Sertão", afirmou Renan Filho.

O hospital, que será construído em uma área de 25 mil m² no bairro Canafístula, contará com 256 leitos, sendo 38 de urgência e emergência e 38 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de uma sala de recuperação e 180 leitos de internação e isolamento.

A unidade de saúde terá também um bloco cirúrgico, setor de diagnóstico por imagem e aparelhos de tomografia, raio-x e ressonância magnética.

Já o Hemocentro será erguido ao lado do hospital, deixando o local onde existe atualmente, com atendimento ao doador na sala de coleta, laboratório de processamento de sangue e sala de transfusão coletiva adulta e pediátrica. A população poderá realizar ultrassonografia e alguns outros exames. 

De acordo com Renan Filho, o custo é de R$ 169 milhões e as obras representam o maior investimento feito em saúde pública no Agreste.

Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, afirmou que está feliz com o novo investimento. "Estou muito feliz em

trazer essas obras nesses 97 anos de vida de Arapiraca. Esse hospital é um compromisso que o governador Renan Filho assumiu desde o primeiro mandato, porque já entendia a necessidade de um equipamento desse porte na nossa região."

Em visita à cidade, outras obras devem ser autorizadas pelo governador em breve, como a pavimentação de ruas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca e os acessos às localidades de Batingas e Vila Aparecida.