Presidente veta distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda

O presidente Jair Bolsonaro vetou o artigo de um Projeto de Lei que determina a distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda de escolas públicas. O veto foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 07.
A proposta foi criada na Câmara dos Deputados, avalizada pelo Senado no dia 14 de setembro e seguiu para aprovação do presidente. Em decisão, Bolsonaro sancionou o projeto que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, porém vetou o trecho que trata da distribuição dos absorventes.
O artigo vetado pelo presidente definia que estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino; mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema; mulheres apreendidas e presidiárias, recolhidas em unidades do sistema penal; e mulheres internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa poderiam receber absorvente de forma gratuita.
Bolsonaro vetou, ainda, o trecho que incluía absorventes nas cestas básicas que são distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segundo o presidente, o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio do material a ser comprado pelo Governo Federal. Porém, o Projeto definia que o dinheiro para aquisição dos absorventes seriam oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) – e, no caso das presidiárias, do Fundo Penitenciário Nacional.
Bolsonaro afirmou que absorventes não constam da lista de medicamentos considerados essenciais (a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e que, ao estipular beneficiárias específicas, o projeto não atendia ao princípio de universalidade do sistema único de saúde.
Sobre a verba oriunda do Fundo Penitenciário Nacional, o presidente informou que a lei não prevê os uso de recursos para esse fim.
Últimas Notícias

Vídeo. Ciclovia do Trabalhador avança e novo trecho é entregue no bairro Primavera

Jovem é flagrado empinando motocicleta e acaba autuado por conduzir sem CNH em Arapiraca

Motocicleta é furtada em estacionamento próximo a shopping no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca

Golpe em site de vendas termina com freezer recuperado e prejuízo dividido entre vítimas em Arapiraca

Suspeito de furto de fios de cobre invade agência do Banco do Brasil no centro de Arapiraca
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
