Presidente veta distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda
O presidente Jair Bolsonaro vetou o artigo de um Projeto de Lei que determina a distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda de escolas públicas. O veto foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 07.
A proposta foi criada na Câmara dos Deputados, avalizada pelo Senado no dia 14 de setembro e seguiu para aprovação do presidente. Em decisão, Bolsonaro sancionou o projeto que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, porém vetou o trecho que trata da distribuição dos absorventes.
O artigo vetado pelo presidente definia que estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino; mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema; mulheres apreendidas e presidiárias, recolhidas em unidades do sistema penal; e mulheres internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa poderiam receber absorvente de forma gratuita.
Bolsonaro vetou, ainda, o trecho que incluía absorventes nas cestas básicas que são distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segundo o presidente, o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio do material a ser comprado pelo Governo Federal. Porém, o Projeto definia que o dinheiro para aquisição dos absorventes seriam oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) – e, no caso das presidiárias, do Fundo Penitenciário Nacional.
Bolsonaro afirmou que absorventes não constam da lista de medicamentos considerados essenciais (a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e que, ao estipular beneficiárias específicas, o projeto não atendia ao princípio de universalidade do sistema único de saúde.
Sobre a verba oriunda do Fundo Penitenciário Nacional, o presidente informou que a lei não prevê os uso de recursos para esse fim.
Últimas Notícias
Com jogo ofensivo, ASA vence CSE Sub 20 por 6 a 1 no jogo-treino, no Fumeirão
Nasce Clara, primeira filha da atriz Camila Queiroz com o ator Klebber Toledo
Rei Charles quebra protocolo e fala em rede nacional sobre câncer, afirmando possível redução do tratamento
Polícia flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Caso Zambelli abre precedente para Maluf retomar o mandato de deputado federal e pedir indenização à Câmara
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Sandubaria Escritório reabre suas portas na Avenida Ceci Cunha

