Presidente veta distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda

O presidente Jair Bolsonaro vetou o artigo de um Projeto de Lei que determina a distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda de escolas públicas. O veto foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 07.
A proposta foi criada na Câmara dos Deputados, avalizada pelo Senado no dia 14 de setembro e seguiu para aprovação do presidente. Em decisão, Bolsonaro sancionou o projeto que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, porém vetou o trecho que trata da distribuição dos absorventes.
O artigo vetado pelo presidente definia que estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino; mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema; mulheres apreendidas e presidiárias, recolhidas em unidades do sistema penal; e mulheres internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa poderiam receber absorvente de forma gratuita.
Bolsonaro vetou, ainda, o trecho que incluía absorventes nas cestas básicas que são distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segundo o presidente, o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio do material a ser comprado pelo Governo Federal. Porém, o Projeto definia que o dinheiro para aquisição dos absorventes seriam oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) – e, no caso das presidiárias, do Fundo Penitenciário Nacional.
Bolsonaro afirmou que absorventes não constam da lista de medicamentos considerados essenciais (a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e que, ao estipular beneficiárias específicas, o projeto não atendia ao princípio de universalidade do sistema único de saúde.
Sobre a verba oriunda do Fundo Penitenciário Nacional, o presidente informou que a lei não prevê os uso de recursos para esse fim.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

25ª edição do projeto Raízes de Arapiraca
