Boas ideias de negócios na área de logística

12/09/2021 11h11 - Atualizado em 12/09/2021 12h12
12/09/2021 11h11 Atualizado em 12/09/2021 12h12
Boas ideias de negócios na área de logística
Logistica - Foto: Logistica

Conheça algumas boas ideias de negócios na área de logística que você pode colocar em prática na indústria de transporte. A área da logística está cheia de caminhos e tipos de trabalhos diferentes que as empresas oferecem.

Nesse sentido, isso ocorre pela falta de transportadoras especializadas na área da logística, por isso a demanda por serviços de vários segmentos é grande.

Dessa forma, vamos te apresentar algumas ideias de negócios que as transportadoras podem investir na área de logística.

Então, para você entender melhor sobre tudo isso, não saia daí e conheça tudo sobre essa área e os variados tipos de transportes!

Área da logística


Na área da logística existem diversos segmentos de produtos ou serviços que as empresas de transporte oferecem.

Entre esses segmentos, existem aqueles que são mais promissores quando falamos de um novo negócio ou empreendimento.

Então, vamos conhecer boas ideias de negócios na área de logística e como cada uma delas funciona nas suas áreas.

Produtos industrializados


Produtos industrializados são muitos usados e trabalhados na área da logística, pois milhares de alimentos industrializados ou objetos do dia a dia são transportados a todo tempo.

Nesse sentido, as transportadoras abastecem supermercados, comércios, pequenas empresas e vários outros estabelecimentos.

Os produtos são na sua grande maioria produtos alimentícios, porém, existem uma infinidade de produtos que podem se encaixar nessa área.

Químicos


Os químicos são uma área bem restrita e se trata de transporte de produtos para as indústrias. Entre todas as áreas da logística, essa é uma das menos recomendadas para um novo negócio.

Apesar de ter potencial de retorno de investimento, o transporte de químicos exige uma série de normas e regulamentações que devem ser seguidas pela transportadora.

Sendo assim, vamos deixar essa opção um pouco de lado e focar nas mais viáveis para um novo negócio.

Alimentícios


Uma ótima ideia de negócio é trabalhar na indústria alimentícia, um país como o Brasil que produz muito alimento todos os anos, precisa de muitas transportadoras que trabalham com esse tipo de produto.

Além disso, a demanda da indústria alimentícia por bons fornecedores vem crescendo bastante nos últimos anos.

Então com certeza tem bastante potencial e pode ser uma boa ideia começar um novo empreendimento.

Materiais de construção


Materiais como tijolo, cimento, materiais manuais, argamassa, tinta, entre vários outros desse mesmo tipo, são transportados na área de materiais de construção.

Além do transporte de materiais, as transportadoras de materiais de construção são bastante requisitados principalmente por empresas de construções civis.

Nesse sentido, como os materiais de construção geralmente são frágeis, é necessário uma transportadora competente.

Laminados de madeira


Outro segmento na área de logística que pode ser uma boa ideia para grandes e médios empreendimentos são as transportadoras de madeira.

Geralmente atuam em cidades que possuem uma grande região florestal e transportam por meio de grandes vias para chegar nas indústrias.

No entanto, o investimento inicial necessário para a criação de uma transportadora desse segmento é bastante alta.

Veículos


Além de todos esses segmentos, existem as transportadoras de veículos que trabalham com caminhões cegonhas ou guinchos e reboques para transportar veículos de um lado para o outro.

Elas transportam carros novos de fábricas. Além disso, também transportam até carros velhos que foram abandonados ou acidentados

Além disso, são bastantes úteis pois conseguem transportar veículos por longas distâncias e com a proteção devida. Muitos dos pequenos negócios na área de lojistas começam com veículos.

Exemplo é a transportadora de veículos de São Bernardo do Campo que trabalha no seguimento de transportes de veículos.

Entrega de pequenos volumes


Outro tipo de trabalho que as transportadoras podem realizar na área da logística é trabalhar na entrega de pequenos volumes para ajudar médios e pequenos varejistas.

Além de varejistas, pessoas comuns também se beneficiam com a entrega de diversos produtos de pequeno e médio porte.

Empresas como os correios fazem um serviço parecido, ajudando pessoas nas compras do dia a dia e até abastecendo estabelecimentos.

Além disso, a entrega de pequenos volumes, por serem menores, com toda certeza pode garantir montar um sistema muito mais simples e eficaz.

Nesse sentido, empresas que procuram um sistema um pouco mais simples, e até mais fácil, principalmente aquelas que estejam iniciando agora, ou não tenham uma base forte de mercado, começar com entrega de pequenos volumes já será um pontapé inicial em um mercado cheio de possibilidades.

Considerações finais


Se você está procurando boas ideias de negócios na área de logística, com toda certeza esse artigo vai abrir a sua mente.

Nesse sentido, aproveite as ideias, junte os pensamentos, e garanta um crescimento.

Nos vemos em breve.