Operação “Reciclagem” flagra furto de energia em indústrias de Arapiraca

Responsáveis foram conduzidos à Central de Polícia

Por Com informações de Ascom/PMAL 27/08/2021 10h10 - Atualizado em 27/08/2021 10h10
Por Com informações de Ascom/PMAL 27/08/2021 10h10 Atualizado em 27/08/2021 10h10
Operação “Reciclagem” flagra furto de energia em indústrias de Arapiraca
Ação atua para coibir furto de energia - Foto: Assessoria

Na última quarta-feira (25), foi realizada em Arapiraca a operação “Reciclagem”, em Arapiraca. A ação da Secretaria de Segurança Pública, por meio da polícias Militar e Civil, com apoio da Equatorial Energia Alagoas, atua para coibir o furto de energia no estado.


Foram identificadas práticas do furto de energia, caracterizadas pelo uso de procedimento irregular (manipulação de lacres e do medidor de energia) em empresas que trabalham com reciclagem de plásticos e fabricação de sacolas plásticas no Povoado Taquara e no bairro Batingas.


Nas duas unidades existe um transformador de 150 kVA cada para atender as indústrias. Os estabelecimentos estavam deixando de registrar o correto consumo. O consumo desviado (não registrado) poderia atender a mais de 250 residências durante um mês inteiro. Os responsáveis pelas industrias foram conduzidos para delegacia para os procedimentos legais.


Furto de energia é crime e, caso seja comprovado, o autor pode responder por um furto simples, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão e multa. Já se for enquadrado como qualificado a pena pode ser agravada.


O furto de energia acarreta riscos de acidentes graves à população, piora na qualidade do serviço e também onera o consumidor final, já que esse desvio é repassado à tarifa de energia. Além disso traz prejuízos aos cofres públicos já que na parcela da energia furtada não incidem os tributos devidos.