Tarcísio Meira estava vacinado; imunizados são só 3,7% de mortos por covid

Por da redação com UOL 12/08/2021 20h08
Por da redação com UOL 12/08/2021 20h08
Tarcísio Meira estava vacinado; imunizados são só 3,7% de mortos por covid
Glória Menezes e Tarcísio Meira - Foto: Reprodução

Vítima do novo coronavírus, o ator Tarcísio Meira, 85, engrossa as estatísticas dos mortos pela covid-19 que receberam as duas doses do imunizante. Embora 3,7% dos que morreram pela doença no Brasil já tivessem passado pelo ciclo completo de vacinação, esse percentual chega a 8,8% entre maiores de 70 anos.

O ator estava internado desde o dia 6 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, junto com a esposa, a atriz Glória Menezes, 86, também imunizada, mas infectada pelo vírus. Enquanto ela se recupera em um quarto, o marido estava intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), passando por "diálise contínua" por problemas nos rins.

Nora do ator, Mocita Fagundes, 57, comentou na semana passada sobre a contaminação do casal: "Estavam isolados e num descuido foram contaminados. Essa doença é traiçoeira".

Aproximadamente 9.878 brasileiros que morreram por covid-19 no Brasil já haviam tomado as duas doses ou a aplicação única do imunizante da Janssen e 28.660 pessoas vacinadas foram internadas no período, segundo pesquisa da Info Tracker, das universidades estaduais USP e Unesp.

Os dados foram colhidos do Ministério da Saúde entre 28 de fevereiro —quando as primeiras pessoas no Brasil concluíram a janela de imunização— e 27 de julho. A plataforma não levou em consideração o tipo de vacina porque o campo com essa informação nem sempre é preenchido.

Apesar dessas mortes por covid-19, a vacinação ainda é a melhor forma de controlar a doença. Nenhum dos imunizantes contra o coronavírus até hoje desenvolvidos garante 100% de proteção, mas todos reduzem drasticamente as chances de internações, casos graves e mortes pela doença.