Panasonic encerra produção de TVs no Brasil e demitirá 130 funcionários

Após 40 anos, a marca japonesa Panasonic anunciou hoje que vai encerrar a produção e a venda de TVs no Brasil. A notícia foi confirmada por Tilt com a assessoria de imprensa da empresa no país.
Até dezembro, 130 funcionários serão demitidos, de um total de 2.400 colaboradores. Nenhuma fábrica será fechada, porém.
Segundo a Panasonic, o fim da produção e venda de TVs será consumado até o final do ano, mas "o consumidor não ficará sem assistência". Trata-se, segundo a empresa, de uma decisão de estratégia global.
"Essa decisão criará uma oportunidade para as outras frentes de negócio nas quais a Panasonic continua a crescer", diz a empresa, citando as unidades de negócio em máquinas de lavar, geladeiras, cuidados pessoais, baterias e soluções corporativas.
"A Panasonic acredita no potencial e no mercado brasileiro, e continuará investindo e fomentando novas linhas e novos produtos."
Tilt apurou que a fábrica de Manaus (AM), onde as TVs da marca são montadas, vai se concentrar em micro-ondas e outros produtos de linha branca. A empresa ainda tem uma unidade em Extrema (MG), onde são produzidas geladeiras e máquinas de lavar; em São José dos Campos (SP), onde são produzidas pilhas; além de um escritório administrativo em São Paulo (SP).
Seguindo os passos da Sony
A decisão da Panasonic de encerrar a produção de TVs no Brasil vem quase um ano após outra marca japonesa tomar o mesmo caminho. Em setembro do ano passado, a Sony anunciou o fim de seus televisores no país após 48 anos.
Na época, a Sony não detalhou os motivos que a levaram a tomar a decisão, afirmando apenas que "sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo".
A Sony, que também parou de vender celulares na América Latina no ano passado, também fechou sua fábrica na famosa Zona Franca de Manaus (AM), mesma região onde a Panasonic montava suas TVs, mas continua vendendo consoles de videogame como o PlayStation 4 e PlayStation 5 no país.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
