Militante do PT é detido ao tentar impedir passagem de tanques em desfile
Um homem de 42 anos foi detido na manhã de hoje por invadir a área restrita do desfile de veículos militares que ocorreu em Brasília e se colocar na frente de um deles para impedir a passagem, segundo a PC-DF (Polícia Civil do Distrito Federal).
Embora o órgão, assim como a Polícia Militar, não tenha divulgado a identidade do homem, o PT, nas redes sociais, disse que o detido é um militante do partido, conhecido pela alcunha de "TromPetista".
"Em defesa da democracia, sempre! Nossa solidariedade ao 'TromPetista', preso por se manifestar contra um governo fascista", tuitou o PT.
Também nas redes sociais, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), criticou a detenção do militante. Para a também deputada federal, o "TromPetista" foi vítima de uma "prisão arbitrária", motivada "por protestar contra a intimidação de Bolsonaro com seu desfile militar".
Segundo o comunicado das autoridades, o homem resistiu à contenção, foi retirado do local e conduzido ao 5º DP (Departamento de Polícia).
Na delegacia, o detido assinou um termo circunstanciado por desobediência e comprometeu-se a comparecer ao Jecrin (Juizado Especial Criminal) quando for intimado, ainda de acordo com a PC-DF.
O desfile foi acompanhado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e chefes militares. Ontem, Bolsonaro usou as redes sociais para convidar autoridades para o ato, mas nenhuma compareceu.
Inédito, o desfile militar em pleno dia útil gerou repúdio por parte da oposição, já que ocorreu no mesmo dia em que a Câmara pautou a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Voto Impresso.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, lamentou ontem, em entrevista ao site O Antagonista, o que chamou de "trágica coincidência".
No trajeto, o comboio passou em frente ao Palácio do Planalto, que fica na Praça dos Três Poderes, junto com o Congresso Nacional e o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal).
Últimas Notícias
Brasil avança para quartas no Mundial de handebol feminino
Militar morre carbonizada em incêndio em quartel do Exército no SMU, no DF
STF retoma julgamento sobre benefício a vítimas de violência doméstica
Flávio Bolsonaro confirma pré-candidatura à Presidência
Mulher de 32 anos é encontrada morta em Craíbas; escoriações impedem atestado imediato de causa da morte
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Black Friday 2025

