Plataforma Lattes é restabelecida após duas semanas de instabilidade
Após apresentar instabilidade desde o dia 23 de julho, a Plataforma Lattes foi restabelecida na noite deste sábado, 7, informou comunicado publicado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Carlos Chagas, plataforma para gerenciar o pagamento de bolsas, também voltou a ficar disponível, mas com acesso parcial às funcionalidades.
Os sistemas do CNPq, entre os quais as plataformas Lattes e Carlos Chagas, enfrentam problemas desde 23 de julho, causando preocupação em pesquisadores. A instabilidade começou porque um repositório voltado para armazenar dados dos servidores (storage) apresentou problemas. Desde então, equipes do conselho têm trabalhado para a recuperação dos serviços.
Após cerca de dez dias indisponíveis, os currículos do Lattes voltaram a ficar liberados para consulta na última terça-feira, dia 3, mas ainda com acesso parcial. Com o restabelecimento da plataforma neste sábado, demais funcionalidades, como cadastro e atualização de instituições, voltaram a ficar disponíveis.
"Esse restabelecimento (do Lattes) inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários", acrescentou o CNPq em nota. Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o conselho informou que o serviço de extração do Lattes havia sido restaurado já na manhã de sábado. Segundo o CNPq, a função permite a mais de 300 instituições de ensino e pesquisa "a extração dos currículos de seus pesquisadores, docentes e discentes".
Em comunicado em vídeo divulgado na sexta-feira, dia 6, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, havia dito que o Lattes era a "prioridade absoluta" do conselho. Ainda reforçou que os problemas não haviam provocado perda de dados nos sistemas.
Plataforma para gerenciar o pagamento de bolsas a cientistas, a Carlos Chagas, cuja instabilidade também preocupava pesquisadores, voltou a ficar parcialmente disponível neste sábado. A página inicial do sistema está no ar, porém, ao acessar algumas das funcionalidades da plataforma, o usuário é direcionado para o informe de indisponibilidades dos sistemas feito pelo CNPq.
"É um momento difícil para todos nós, dada a importância do CNPq e de suas plataformas, do currículo Lattes", disse Vilela ao fim do comunicado da sexta. "Eu peço desculpas a todos os nossos usuários, nossos pesquisadores, estudantes, professores."
Últimas Notícias
Arapiraca vive dia de fé e devoção com a 23ª Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho; assista
PM conduz quatro pessoas à delegacia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma no interior
Operação da PM apreende 60 aves silvestres em feiras livres de Maceió e Rio Largo
Morre ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, Denício Calixto
Homem de 29 anos morre após poste cair na cabeça dele, em povoado de São Miguel dos Campos
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

