Jogadores da seleção de futebol escondem patrocinador do COB no pódio e causam desconforto
O COB (Comitê Olímpico do Brasil) considerou uma violação das regras o fato de os jogadores da seleção masculina de futebol subirem no pódio para receber as medalhas de ouro com camisas da Nike, empresa americana de material esportivo que patrocina a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).O acordo era que, como todos os demais atletas da delegação do país nas Olimpíadas de Tóquio, a equipe usaria, em caso de conquista de medalha, roupas da Peak, companhia chinesa que patrocina o COB.
Competidores que conquistaram medalhas pelo Brasil em diferentes esportes cumpriram o trato, menos o futebol masculino. Neste sábado (7), no horário japonês, Isaquias Queiroz (canoagem) e Hebert Conceição (boxe) também saíram vitoriosos e ganharam o ouro. No pódio e em entrevistas, usaram material da Peak.
Já a equipe comandada por André Jardine, após chegar ao bicampeonato olímpico por 2 a 1 contra a Espanha, foi ao pódio com camisas da Nike, as mesmas com as quais atuaram na partida em Yokohama. O agasalho da patrocinadora do COB, por sua vez, ficou amarrado na cintura, sem que fosse possível ver a marca da fornecedora chinesa. O item na cintura por vezes também escondia o símbolo da Peak na calça.
A Nike é a mais antiga parceira da CBF e fornece o material esportivo da seleção desde 1995. A empresa americana também tinha contrato com o COB, mas o acordo não foi renovado depois da Rio-2016.
Desconhecida no mercado brasileiro, a Peak é uma das três maiores fabricantes de material esportivo da China, onde está sua sede. Pelo acordo com o COB, os atletas deveriam vestir as roupas no pódio e em cerimônias oficiais. Fora desses eventos, os competidores podem usar material do seu patrocinador pessoal ou da confederação da modalidade.
O valor do contrato da empresa chinesa com o COB não foi divulgado. De acordo com o blog Olhar Olímpico, do UOL, o acordo não envolve dinheiro, mas o fornecimento dos uniformes. A companhia também tem acordo com os comitês nacionais de Eslovênia, Islândia, Nova Zelândia, Romênia e Ucrânia.
Últimas Notícias
Nota de pesar: falece Severino Vieira, fundador e exemplo de dedicação e empreendedorismo em Alagoas
Final da 3ª Copa Junco promete emoção e grande festa com shows musicais neste dia 15
CULTURA EMPREENDEDORA: O sol nasce para quem decide agir: sertanejos transformam conhecimento em força produtiva em Major Isidoro
Motta: marco legal do combate ao crime organizado preserva proposta do governo e endurece penas
Homem é encontrado morto às margens da AL-115, em Palmeira dos Índios
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
MV Representações, representante autorizado do Consórcio Nacional Volkswagen explica as vantagens dessa modalidade

