Planeta que pode abrigar vida alienígena é descoberto por cientistas

Um planeta que pode abrigar vida alienígena foi observado por uma equipe de astrônomos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) que usou o Very Large Telescope do European Southern Observatory (ESO’s VLT), no Chile.
De acordo com María Rosa Zapatero Osorio, astrônoma do Centro de Astrobiologia de Madri, na Espanha, e uma das autoras do estudo “Planeta terrestre quente com metade da massa de Vênus transitando por uma estrela próxima” publicado na Astronomy & Astrofísica, o “planeta pode ter uma atmosfera que poderia proteger e sustentar a vida”.
A distância do sistema planetário L 98-59 é de 35 anos-luz da Terra. O estudo aponta que um dos três planetas que orbitam ao redor da estrela L 98-59 pode ter até um terço da sua massa em água. Já os outros dois são rochosos e secos, podendo ter uma pequena quantidade de água.
Osorio explica que os astrônomos usaram o instrumento Echelle SPectrograph for Rocky Exoplanets e Stable Spectroscopic Observations (ESPRESSO) para estudar o sistema planetário L 98-59: “Sem a precisão e estabilidade do ESPRESSO essa medição não teria sido possível. Este é um passo à frente em nossa capacidade de medir as massas dos menores planetas além do Sistema Solar.”
A equipe também encontrou exoplanetas “ocultos” que não haviam sido vistos anteriormente neste sistema planetário: um quarto e, possivelmente, um quinto. A distância destes outros dois planetas da estrela L 98-59 pode indicar a existência de água líquida em suas superfícies.
“Temos indícios da presença de um planeta terrestre na zona habitável deste sistema. Se quisermos saber do que é feito um planeta, o mínimo de que precisamos é sua massa e seu raio”, afirma Olivier Demangeon, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade do Porto, em Portugal, e principal autor do novo estudo.
“Este sistema anuncia o que está por vir. Nós, como sociedade, temos perseguido planetas terrestres desde o nascimento da astronomia e agora estamos finalmente nos aproximando cada vez mais da detecção de um planeta terrestre na zona habitável de sua estrela, da qual poderíamos estudar a atmosfera”, comemorou ele.
Últimas Notícias

Bombeiros encerram mais um dia de buscas por jovem de 29 anos que está desaparecida em Maceió

Mostra “Jaça Cria” promove cultura feita pelos jovens moradores do Jacintinho e territórios periféricos

Jovem de 23 anos é encontrada morta, com várias marcas de facadas, em estrada vicinal de Maceió

Polícia Militar apreende drogas e recupera veículo roubado em ocorrências no Sertão de Alagoas

Salomão Miranda lança álbum de partituras de Zé do Cavaquinho, ícone da música alagoana
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

27ª edição Raízes de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
