Defesa Civil emite alerta orientando sobre riscos após acumulados de chuva em Maceió

A Defesa Civil de Maceió (DCM) emitiu um alerta via mensagem SMS, na noite desta terça-feira (3), orientando a população para a continuidade das chuvas na capital. Este volume de chuva tem gerado acumulados significativos, o que pode causar alagamentos, transbordo de rios e traz risco moderado de deslizamento em áreas de encosta.
A emissão da mensagem pela Defesa Civil se dá após o recebimento de um Alerta Meteorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apontando para os níveis de acumulados significativos de chuva, junto com um aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para o risco de deslizamento de barreiras.
Como há registro de chuva em Maceió desde o último sábado, 31 de julho, e previsão de continuidade da chuva até esta quarta-feira (4), a Defesa Civil vem intensificando as ações de monitoramento nas áreas de risco. Ao longo desta terça-feira (3), os agentes do órgão municipal realizaram rondas de monitoramento, verificando as condições de encostas e demais áreas de risco da capital.
Nas últimas 24 horas, os pluviômetros que mais registraram acumulados de chuva foram os instalados no bairro Cidade Universitária, que registrou 78 milímetros, e em Chã da Jaqueira, que marcou 84 milímetros. O menor acumulado foi registrado em Ipioca, com registro de 20 milímetros.
A Defesa Civil de Maceió está com equipes de prontidão para atendimento da população e orienta que, em casos de situações de risco ou ocorrências, o órgão pode ser acionado através do número 199. A ligação é gratuita e o serviço está disponível durante 24 horas.
A recomendação para a população que se encontra em área de risco em Maceió é que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro e acione a Defesa Civil.
Prevenção
A Defesa Civil reforça que, como medida preventiva, retomou a aplicação de lonas em áreas de encosta. A ação, ainda que paliativa, ajuda a minimizar os impactos das chuvas nos pontos de risco.
Com o trabalho realizado na última sexta-feira (30), o órgão repôs lonas na encosta da Avenida Leste Oeste (no Jacintinho), na Ladeira da Chã da Jaqueira e na Ladeira de Fernão Velho, locais onde havia um maior desgaste do equipamento.
As ações de colocação e reposição de lonas serão retomadas assim que as condições de clima e de solo estiverem favoráveis.
Últimas Notícias

Míssil lançado do Iêmen cai próximo do principal aeroporto de Israel

Sport demite técnico português após perder para o Fluminense

Condutora perde controle de veículo após ser fechada e colide com poste no bairro Cavaco, em Arapiraca

Adolescente de 16 anos morre após trocar tiros com a polícia durante perseguição em Palmeira dos Índios

Advogado arapiraquense morre afogado em praia no Litoral de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
