Porteiro e síndico: qual a diferença entre as funções?

03/08/2021 21h09
03/08/2021 21h09
Porteiro e síndico: qual a diferença entre as funções?
Porteiro - Foto: Porteiro

É comum que muitos acabam confundindo a função do porteiro com algumas que dizem respeito ao síndico do prédio, dessa forma acabam cometendo alguns erros que poderiam ser evitados.

As duas funções são muito importantes para o bom andamento do local, para que assim cada um possa realizar o seu trabalho fazendo com que o prédio possa estar seguro e não venha a ter problemas entre funcionários e moradores.

Com um curso de porteiro certamente as diferenças de funções serão completamente distinguidas.

Veja um pouco mais, através desse conteúdo que preparamos para você.

Porteiro e síndico: qual a diferença entre as funções?


Nem todas as funções de quem trabalha no prédio são conhecidas e por isso muitas vezes são confundidas. No caso do porteiro pode até haver uma sobrecarga de função.

Quem é responsável pela entrada e saída de pessoas? E pelas mercadorias e correspondência que chega no local? Como fica a situação da documentação do condomínio?

Essas são perguntas que muitos podem fazer e por isso devem ser respondidas para que seja mais fácil distinguir esses dois tipos de trabalhos em um condomínio.

Veja a seguir um pouco mais detalhado esse assunto.

Função do porteiro


O porteiro é fundamental para a segurança do condomínio porque ele controla o acesso e evita muitos problemas, sendo ele a primeira barreira de entrada, evitando alguns problemas que são comuns em um país como o nosso.

Dessa forma a necessidade dessa função como profissionais bem habilitados será muito bom para o sucesso de tudo.

Olha algumas funções:


Controle de acesso: Essa é uma das principais funções de um porteiro, mas ele deve está bem informado de algumas coisas da parte dos moradores para que assim a segurança possa ser mais bem feita.

Como por exemplo a de serviços prestados por alguma empresa, o porteiro deve saber que horas eles virão e de que ramo são. Isso evitará roubos. Mas além dessa situação, quando as pessoas chegam devem ser avisadas ao morador para permitir a entrada.

Recebimentos de correspondências e encomendas: Nesta situação o porteiro deve pegar as entregas e guardar, depois distribuir para cada morador. Se possível deve haver um local onde tudo possa ser armazenado.

Além disso, é necessário que seja feito um controle no caso de entrega de alimentos, onde o morador deve ser avisado. Assim poderá permitir a entrada ou receber na portaria.

Guardar livro de ocorrência: Esse livro fica guardado na portaria sob a responsabilidade do porteiro. Nele pode ser relatado alguma coisa que está ocorrendo no prédio, opinião de alguma melhora ou manutenção que precisa. Isso deve ser depois passado ao síndico.

Seus deveres diante da lei


A lei mostra quais são os seus deveres diante de cada situação, veja:

Executar as atividades apresentadas pelo empregador de acordo com seu cargo ou função

Se houver um uniforme é adequado fazer uso correto durante sua jornada de trabalho

Deve conhecer e fiscalizar o cumprimento das normas e procedimentos de segurança do local

Alertar o empregador sobre riscos,falhas ou comportamentos que possam prejudicar, afetando o bom andamento do serviço.

Conhecer e cumprir as políticas, normas e procedimentos criados pelo empregador

Cumprir todo horário de serviço e realizar as marcações de ponto

Deve seguir todas as normas de segurança no trabalho, sendo preventivo e saber lidar com as situações de emergências

Essas são os principais deveres de quem trabalha na portaria, se não forem cumpridas, poderão criar grande problema, e causando demissão pela falta de cumprimento do dever.

Função síndico


O síndico tem um estilo mais diferenciado onde ele é o representante do condomínio, responsável por toda a documentação. Dessa forma ele é quem vai responder diante de situações, indo na dianteira para resolver problemas.

Ele está acima do porteiro em questão de autoridade.

Além disso, a diferença dele para o porteiro envolve a função de gestão, onde ele preza pela bom andamento de todo o local, resolvendo problemas que ocorrem entre os moradores, diminuindo atritos e resolvendo problemas.

Sendo assim o síndico deve ser uma pessoa que facilite a comunicação dos moradores, e também goste de trabalhar na gestão de pessoas. Inclusive é necessário que tenha um grande zelo pelo patrimônio.

Competência do síndico diante da lei


As competências do síndico são muitas, você verá logo abaixo quais são elas.

Essas são as competência do síndico de acordo com Código Civil, Art. 1.348.

Ele é responsável pela assembleia dos condomínios, fazendo a convocação

Ele representa o condomínio de modo ativo ou passivo em todos interesses comuns, tanto judicialmente como em questões administrativa

Todo o procedimento judicial e administrativo de interesse de todos deve ser o mais rápido possível apresentado a assembleia

Ele deve cumprir e fazer com que os outros obedeçam tudo com relação ao que foi determinado na assembleia, nas convenções e regime interno

Deve Zelar por tudo no condomínio, buscando fazer com que qualquer coisa de interesse mútuo fique preservado, inclusive os serviços que interessam cada um

É dever elaborar todo ano o orçamento de receita e de despesa desde período

Tem o grande papel de cobrar tanto contribuições como multas por alguma infração

Deve sempre prestar contas toda vez que for pedido uma reunião

O síndico deve realizar todo o seguro da edificação.

Tudo isso aí é os deveres do síndico, por isso deve ser cumpridas, então é uma função diferente da de porteiro, não é verdade?

Outro detalhe importante é que a assembleia pode decidir quem é que pode representar o condomínio.

Além disso, o síndico pode decidir quem pode representá-lo de modo parcial ou total, mas isso deve passar pela assembleia e não ser contra a convenção.

Últimas considerações


Agora é possível enxergar que a função do porteiro é diferente, mas todo o serviço realizado no condomínio será para o benefício de todos. Dessa forma saber o modo de trabalhar de cada um é importante para que não venha a sobrecarregar ninguém.

Fazer alguns cursos online é muito importante para quem deseja trabalhar em uma das duas áreas.

Faça o curso e esteja preparado para o mercado de trabalho.

Gostou desse conteúdo, foi útil para você? Busque fazer um curso para que o seu currículo seja melhor avaliado.

Qualquer coisa estamos aqui para responder qualquer dúvida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.