Alagoas registra recordes de temperaturas mínimas dos últimos 40 anos
Cidades alagoanas já chegaram a marcar temperaturas na casa dos 11ºC
Alagoas registrou as menores marcadas de temperatura dos últimos 40 anos. A informação foi dada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), emitida nesta sexta-feira, 30.
Conforme a Semarh, a massa de ar polar que chegou ao Sul do País nos últimos dias fez com que as temperaturas caíssem drasticamente, trazendo inclusive neve para algumas cidades na região. No entanto, a chegada dessa frente fria em parte do país não será sentida em Alagoas.
"À medida que essa massa Polar, que chegou ao Sul do país, avança, ela vai recebendo calor e perdendo as características de ar polar, passando a ser uma massa de ar frio. A única região do Nordeste que pode vir a sentir alguma mudança é parte da Bahia, mas dificilmente essa massa apresenta força para chegar aos outros estados do Nordeste”, explicou o coordenador de meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho.
Porém, apesar desta frente fria não chegar a Alagoas, os termômetros do estado já atingiram temperaturas muito baixas. De acordo com o trabalho de coleta de dados históricos realizado pela Sala de Alerta da Semarh, o Sertão alagoano já atingiu uma temperatura mínima de 11ºC, em agosto de 1994.
E em Maceió, a temperatura mais baixa registrada nos últimos 25 anos aconteceu em agosto de 1996, onde os termômetros chegaram a registrar 15ºC.
Também há registro de temperaturas mínimas próximas aos 10ºC, como em Pão de Açúcar que já chegou a marcar 14ºC, em julho de 1981 e 13,8ºC, em Palmeira dos Índios, no mês de outubro de 1991.
Ventos que podem chegar a 60 km/h
A Semarh alerta também para o avanço de uma frente fria que se desloca em direção à região do Nordeste e deve causar uma intensificação dos ventos sobre toda a faixa litorânea de Alagoas, com rajadas de vento que podem atingir cerca de 50 a 60 quilômetros por hora.
Essa incidência de ventos deve atingir as regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco a partir da madrugada deste sábado (31), podendo se estender pelo domingo (1º).
Últimas Notícias
Operação mais letal da história do Rio de Janeiro deixou mais de 60 mortos; 4 policiais estão entre as vítimas
Projeto 'O Mil é Nosso' abre inscrições para aulão gratuito para o Enem
Prefeitura de Penedo lança edital para produção de espetáculos de teatro
Bombeiros esclarece que autor de estupro contra afilhada já está fora da corporação
Jovem morre afogado na Cachoeira da Serra D’Água, em Matriz de Camaragibe
Vídeos mais vistos
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela

