Alagoas registra recordes de temperaturas mínimas dos últimos 40 anos

Cidades alagoanas já chegaram a marcar temperaturas na casa dos 11ºC

Por Redação com Ascom Semarh 30/07/2021 14h02 - Atualizado em 30/07/2021 14h02
Por Redação com Ascom Semarh 30/07/2021 14h02 Atualizado em 30/07/2021 14h02
Alagoas registra recordes de temperaturas mínimas dos últimos 40 anos
previsão do tempo - Foto: Reprodução

Alagoas registrou as menores marcadas de temperatura dos últimos 40 anos. A informação foi dada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), emitida nesta sexta-feira, 30.

Conforme a Semarh, a massa de ar polar que chegou ao Sul do País nos últimos dias fez com que as temperaturas caíssem drasticamente, trazendo inclusive neve para algumas cidades na região. No entanto, a chegada dessa frente fria em parte do país não será sentida em Alagoas.

"À medida que essa massa Polar, que chegou ao Sul do país, avança, ela vai recebendo calor e perdendo as características de ar polar, passando a ser uma massa de ar frio. A única região do Nordeste que pode vir a sentir alguma mudança é parte da Bahia, mas dificilmente essa massa apresenta força para chegar aos outros estados do Nordeste”, explicou o coordenador de meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho.

Porém, apesar desta frente fria não chegar a Alagoas, os termômetros do estado já atingiram temperaturas muito baixas. De acordo com o trabalho de coleta de dados históricos realizado pela Sala de Alerta da Semarh, o Sertão alagoano já atingiu uma temperatura mínima de 11ºC, em agosto de 1994.

E em Maceió, a temperatura mais baixa registrada nos últimos 25 anos aconteceu em agosto de 1996, onde os termômetros chegaram a registrar 15ºC.

Também há registro de temperaturas mínimas próximas aos 10ºC, como em Pão de Açúcar que já chegou a marcar 14ºC, em julho de 1981 e 13,8ºC, em Palmeira dos Índios, no mês de outubro de 1991.

Ventos que podem chegar a 60 km/h

A Semarh alerta também para o avanço de uma frente fria que se desloca em direção à região do Nordeste e deve causar uma intensificação dos ventos sobre toda a faixa litorânea de Alagoas, com rajadas de vento que podem atingir cerca de 50 a 60 quilômetros por hora.

Essa incidência de ventos deve atingir as regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco a partir da madrugada deste sábado (31), podendo se estender pelo domingo (1º).