Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú tem transmissão em tempo real

A obra de alargamento da faixa de areia da principal praia de Balneário Camboriú, a Praia Central, tem transmissão ao vivo pela internet. Os trabalhos, previstos para terminarem em novembro, podem ser acompanhados por 13 câmeras. As obras começaram em março e têm como objetivo triplicar o espaço disponível na faixa de areia.
Desde quinta-feira (22), a circulação de embarcações na orla da praia foi proibida, para não atrapalhar os trabalhos.
A regra foi feita porque a próxima etapa da obra consiste em posicionar os tubos que levarão a areia do fundo do mar para a praia (veja mais informações abaixo), que fica no Litoral Norte catarinense.
Por este motivo, embarcações pesqueiras, de turismo e lazer, como lanchas e iates, não poderão passar pelo perímetro até novembro, que é quando está previsto o término da dragagem e a retirada da tubulação.
'Live' da obra
Ao todo, 13 câmeras fazem uma transmissão em tempo real dos pontos em que as obras são executadas. A ideia, segundo a prefeitura, é que qualquer pessoa possa acompanhar a evolução do alargamento, de qualquer lugar do mundo.
Todo o registro é transmitido em um site que traz informações atualizadas sobre o alargamento. O material, segundo a prefeitura, será posteriormente armazenado no Arquivo Histórico Municipal.
Tubulação
Já na água, a linha é ligada por rebocadores por meio de cabos de aço. Os rebocadores posicionarão os dutos. A pressurização faz com que eles flutuem na água.
O transporte dos tubos até o ponto da dragagem começou na quarta-feira (21). Duas linhas de tubulação soldada estão sendo empurradas por tratores até o mar. Com cerca de um quilômetro de extensão, cada linha foi pressurizada e tem as bordas lacradas.
A terceira etapa será a instalação de uma tubulação flexível de borracha, que integrará o sistema de conexão com a draga. Esse tubo vai despressurizar os dutos e fazer com que afundem. A expectativa é que essa fase de preparação termine nos próximos dias. O procedimento de dragagem deve começar em seguida, conforme a prefeitura.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

25ª edição do projeto Raízes de Arapiraca
