BRK chega a Alagoas com cobrança abusiva em contas de água na capital alagoana

Em seu primeiro mês prestando serviço para dez cidades alagoanas, a empresa BRK Ambiental, surpreendeu os consumidores com cobrança bem superior ao cobrado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
A privatização do serviço, que até o momento não apresentou nenhum benefício no fornecimento de água e no tratamento de esgoto não foi vantajosa para a população. Para ter serviço de água em casa, agora o consumidor, mesmo com cadastro baixa renda, deve pagar a bagatela mínima de R$ 49,60. Caso não esteja cadastrado no baixa renda, o valor mínimo pago pelo consumidor é de R$ 99,40.
A empresa atualmente é responsável pelo serviço de água nas cidades de Maceió, Barra de São Miguel, Paripueira, Messias, Rio Lago, Murici, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Pilar.
O Portal Já É Notícia recebeu algumas das contas com a nova tarifa. Em uma delas a cliente afirma estar cadastrada no Baixa renda e que pagava um valor médio de R$ 37,00 mensais pelo serviço de água. Ela tomou um susto ao receber a conta de quase R$ 50,00. Porém o susto maior ocorreu quando ela pegou a conta da casa da vizinha, que está viajando há cerca de 3 meses, com o imóvel fechado, sem consumo de água, e teve a fatura de água no valor de R$ 99,40.
"Ela está viajando. Cuidando da mãe doente há meses, mas mantém as contas em dia. Pego a conta de água dela e pago todos os meses. Porém, esse mês vai ser difícil de explicar uma conta que beira os R$ 100,00", contou a maceioense, que preferiu não se identificar.
Em contato com a assessoria da empresa BRK Ambiental, o Portal Já É Noticia foi informado que o valor de R$ 49,60 é o cobrado para quem tem tarifa social (o chamado cadastro baixa renda). Quanto a cobrança de R$ 99,40 na outra residência. A BRK informou que mesmo sem o consumo de água, o serviço continua a ser prestado. A cliente foi faturada pela tarifa mínima, que é aplicada a um consumo de 0 a 10m³, previsto pela agência reguladora.
Veja a nota da BRK:
A BRK Ambiental esclarece que o serviço de água e esgoto continua sendo prestado pela concessionária, mesmo quando o imóvel está desocupado. Nestes casos, o cliente é faturado pela tarifa mínima estabelecida pela agência reguladora, que é aplicada a um consumo de até 10m³. A empresa orienta que os clientes que possuem imóveis desocupados por longos períodos solicitem a suspensão temporária dos serviços pelo Whatsapp (11) 99988 0001, que funciona 24 horas, ou em uma das lojas da BRK.
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