Covid-19: Proxalutamida ainda não foi aprovado e não possui registro, alerta Conselho de Farmácia

Por Redação com Assessoria 22/07/2021 15h03
Por Redação com Assessoria 22/07/2021 15h03
Covid-19: Proxalutamida ainda não foi aprovado e não possui registro, alerta Conselho de Farmácia
Proxalutamida - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de estudo clínico para avaliar a segurança e eficácia do medicamento proxalutamida para o tratamento da covid-19. Porém, o medicamento ainda não possui registro para uso no Brasil.

O alerta foi realizado pelo secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Daniel Fortes. Ele explica que a proxalutamida é um medicamento que ainda não foi aprovado, portanto, não possui registro. De acordo com ele, existem, estudos desta droga para o tratamento de câncer de próstata e de mama. “Este não é um medicamento que está disponível, as pessoas se quer terão acesso”, alertou.

Quanto ao uso do fármaco na Covid-19, Daniel diz que ainda não há artigo científico publicado mostrando a eficácia do medicamento. “Existem questionamentos por vários cientistas brasileiros e estrangeiros com os resultados apresentados, uma vez que aproximadamente 50% dos pacientes do grupo de controle morreram e não existem estudos dessa complexidade que tenham sido realizados com tanta rapidez”, revelou.

A proxalutamida é um medicamento anti-androgênico (diminui a ação da Testosterona) que impede que células do corpo reconheçam os hormônios andrógenos.